Guarapuava torna facultativo uso de máscaras em serviços de saúde
A medida foi embasada na situação estável da circulação do vírus no Estado; as taxas de internamento, óbito e de transmissão estão em queda
Com a melhoria dos indicadores em se tratando de contaminação pelo Coronavírus, Guarapuava retira a obrigatoriedade do uso de máscaras. De acordo com a portaria n°11, publicada em 1º de setembro de 2022, o uso de máscaras em UBS’s, UPA’s, Hospitais, Urgência e Emergência, Farmácias, Clínicas, Consultórios, Laboratórios e afins, será facultativo, devendo-se respeitar as pessoas que ainda optarem por usar a proteção facial.
A medida que entrou em vigor na data de sua publicação, considera o Decreto Estadual 10.596/2022, que liberou a circulação de pessoas sem máscaras em ambientes fechados, embasada na situação estável da circulação do vírus que provoca a Covid-19 no Estado, com internamentos, óbitos e taxa de transmissão em queda consistente há algumas semanas.
Permanece obrigatória a utilização de máscaras de proteção por pessoas que apresentem sintomas da Covid-19 ou sintomas de gripe e resfriado em quaisquer ambientes – abertos (ambientes ao ar livre) ou fechados.
*Secom/Pref. de Guarapuava