Novo Romance de Marcelo Pereira Rodrigues tem alcance mundial
“Tolerância” (Editora Estrada de Papel, 275 páginas) contém uma volta do mundo: Lisboa, Brazzaville (Congo), Emirados Árabes Unidos, Paris, Madri, Caracas, interior de Minas Gerais
Lisboa. Brazzaville (Congo). Emirados Árabes Unidos. Paris. Madri. Caracas. Interior de Minas. Esta volta ao mundo está contida no novo livro de Marcelo Pereira Rodrigues, “Tolerância” (Editora Estrada de Papel, 275 páginas).
O personagem Luís Francisco Pessoa, garçom que foi alçado à condição de renomado escritor sofre as agruras do sucesso. O sucesso proporciona dificuldades? Sim. O próprio autor comenta: “Analisando em retrospectiva, ter tomado uma facada, ter escapado de um atentado a bomba caseira, ter tido malária e febre amarela na selva africana, ter o cachorro degolado por extremistas islâmicos e ter o amigo também degolado na França significam estas dificuldades”.
Triste e coincidentemente, o atentado sofrido recentemente pelo escritor inglês Salman Rushdie aponta para esta dificuldade nas relações interpessoais, algumas extremadas. Na Europa, onde é vendida a ideia de Primeiro Mundo, muito da intolerância e xenofobia é jogada para debaixo do tapete e vez ou outra ocorre uma insurreição. Marcelo aponta estas dificuldades e tem um olhar apurado de como é ser imigrante e refugiado, caso de alguns africanos que abastecem a mão de obra na construção civil.
Mas não só de intolerância trata o romance. Há o romance propriamente dito entre o protagonista e Rachida, árabe que contrapõe muito da cultura ocidental, mas que ao mesmo tempo é descolada para aceitar os ditames do coração. Entre idas e vindas, mais vindas do que idas, o amor perpassa toda a narrativa e os leitores de Marcelo observarão o apuro na construção dos personagens e cenários, bem como uma entrevista inserida concedida ao jornal espanhol “El País” que é pra lá de divertida.
AUTOR
Filósofo por formação, autor de outros 14 livros e vivendo de literatura no Brasil, exportando até, Marcelo Pereira Rodrigues é considerado pela crítica especializada um dos melhores escritores do Brasil.
Ele desdenha deste rótulo apontando: “Melhor e pior são conceitos subjetivos. Apenas foco na minha produção literária e procuro sempre ter um contato amiúde com os meus leitores. O gostoso de minhas obras são as repercussões, tanto de mídia quanto de leitores, e com estes últimos me surpreendo sempre com as impressões que tiveram ao ler alguns dos meus livros”.
Dentre tantos, se destacam “Um café com Sartre”; “Acústico MPR: Os Piores Sucessos & Os Melhores Fracassos de Marcelo Pereira Rodrigues”, “A Queda” e agora este “Tolerância” aguardado com bastante expectativa. Pré-lançada num evento da Focus Brasil New York, a obra já tem um contrato assinado com uma importante editora da Espanha, que também disseminará o livro para a Argentina, Colômbia, Peru, Uruguai e Equador.
SERVIÇO
Para acompanharem o todo da carreira de Marcelo e adquirirem “Tolerância”, o site oficial é o www.marcelopereirarodrigues.com.br; e WhatsApp (31) 98569-3602.