Guarapuava deve continuar gelada nesta sexta (30); previsão é de -1° C

Apesar da temperatura abaixo de zero, o Simepar aponta que a máxima pode atingir 13° C ao longo do dia; no sábado (31), mínima será 3° C

Ao que tudo indica, esta quinta-feira (29) foi o auge da terceira onda de frio que passou pela famosa “terra do lobo bravo”. Não à toa, os termômetros registraram mínima de -4,2° C, segundo o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar). 

A nível estadual, a massa polar derrubou as temperaturas e fez 34 cidades registrarem valores abaixo de zero nesta madrugada. 

“Foi uma madrugada bem gelada em todo o Paraná, com temperaturas negativas principalmente na metade sul paranaense, com destaque para a região de Palmas e General Carneiro, com valores de -4° C nos termômetros já no meio da madrugada”, informou Lizandro Jacóbsen, meteorologista do Simepar, à Agência Estadual de Notícias do Paraná (ANPr). “As temperaturas negativas foram registradas no Oeste, Sudoeste, Centro-Sul, Campos Gerais, Região Metropolitana de Curitiba e em algumas cidades da faixa Norte.”

Mas a tendência é que o frio continue intenso nesta sexta-feira (30) em Guarapuava, com previsão de -1° C; ao longo do dia deve esquentar, com máxima de até 13° C.

Além do tempo gelado, é esperada a formação de geada forte na região do município. “A forte massa de ar frio e seco que se deslocou sobre o estado do Paraná nas últimas 36 horas mantém o tempo estável e muito gelado. Previsão da formação de geadas em quase todos os municípios paranaenses”, diz em nota o Simepar. 

SEQUÊNCIA

Segundo números do Simepar, a mínima no sábado (31) deve ficar na casa dos 3° C, com máxima de 14° C. No domingo (1° agosto) a situação melhora e a mínima não deve cair abaixo dos 8° C; máxima sobe aos 17° C. 

Reprodução/Simepar

Com um frio menos intenso, as geadas devem diminuir ao longo do fim de semana no Paraná; apesar disso, o fenômeno pode ter intensidade “moderada” em Guarapuava. 

Com informações da Agência Estadual de Notícias do Paraná (ANPr).