Guarapuava atinge 99% da população adulta vacinada e anuncia nova etapa

Até agora foram 133.334 adultos vacinados com a primeira dose e 72.832 com a segunda. A terceira dose será destina as pessoas com 70 anos ou mais e imunossuprimidas que tenham tomado a segunda dose há pelo menos seis meses

Rafael Natan Ribas (23 anos) foi uma das centenas de pessoas que receberam a 1ª dose da vacina contra à Covid-19 nesta segunda-feira (20). “Consegui vir só hoje, no último dia. Mas estou muito feliz que tomei a vacina, a melhor escolha é se prevenir contra o vírus”, comentou ele.

O dia foi reservado para a última repescagem da aplicação de 1ª dose em pessoas com 18 anos ou mais. Com isso, Guarapuava atingiu 73% da população geral da cidade protegida com, ao menos, a primeira dose. 

No total, são 133.334 pessoas, o que corresponde a 99,4% do público adulto estimado pela campanha.  “Esperei muito por este momento. Agora é esperar a segunda dose para ficar totalmente imunizada e torcer para tudo voltar ao normal logo”, destacou Leidiane Belém (20 anos).

Quem não tomou a vacina contra a Covid-19, até o momento, deve aguardar nova remessa de 1ª dose enviada pelo Ministério da Saúde e procurar as tendas para tomar junto com os outros públicos futuramente anunciados (adolescentes, por exemplo).

Nesta semana, a campanha Guarapuava Imunizada, iniciada no dia 19 de janeiro, seguirá com o foco na aplicação de segundas e terceiras doses. Uma live será realizada nesta terça-feira (20), às 11h, pelas redes sociais da Prefeitura para dar mais detalhes sobre as próximas ações. 

“Estamos muito felizes. É uma conquista finalizar a aplicação prioritária em toda a população adulta e, a cada dia, complementar a aplicação das doses de reforço. Mas a campanha ainda terá novas etapas e mais desafios até conseguirmos imunizar completamente os guarapuavanos”, comemora Chayane Andrade, coordenadora da Campanha.

Segunda dose

A aplicação das segundas doses segue em 11 Unidades Básicas de Saúde (área urbana e distritos) e nas tendas de vacinação. Até o momento, 72.832 pessoas tomaram a dose de reforço. 

Terceira dose

Inicialmente a dose de reforço será destinada a pessoas com 70 anos ou mais e imunossuprimidas. Para receber a terceira dose, é necessário ter tomado a segunda dose há, pelo menos, 6 meses. 

A aplicação será iniciada na quarta-feira (22), na Central de Vacinação.