Guarapuava aplica 3ª dose da vacina contra a Covid-19 em idosos com 90 anos ou mais e imunossuprimidos

Nesta quinta-feira (23), a vacinação na tenda em frente a Prefeitura será destinada a aplicação da 1ª dose da vacina para adolescentes de 12 a 17 anos com comorbidades. As aplicações das 2ª e 3ª doses serão feitas nas UBS São Cristóvão, Boqueirão, Morro Alto, Xarquinho l e Vila Carli

A Campanha de Imunização contra a Covid-19 continua em Guarapuava, nesta quarta-feira (22). A novidade é que pessoas imunossuprimidas e idosos com 90 anos ou mais, puderam receber a terceira dose da vacina contra o coronavírus. 

Lúcido e muito ativo, o seu José Cardoso Teixeira (91 anos) chegou para se vacinar na  tenda de vacinação sozinho, dirigindo o seu automóvel e disse sobre o alívio em receber o reforço contra a doença. “Isso aqui representa mais tempo de vida para mim. Todo mundo precisa se vacinar para que possamos nos reunir, encontrar toda a família e os amigos. Quando se está vacinado a gente se sente melhor”, afirmou.

Ana Maria da Silva (56 anos)  também recebeu o reforço do Imunizante. Ela faz grupo de pessoas imunocomprometidas. “É um momento de extrema importância. Estou recebendo hoje um reforço que vem para auxiliar na imunização e na esperança de que a pandemia está cada vez mais próxima de acabar”, finalizou.

GRUPOS IMUNOCOMPROMETIDAS

A imunização destinada para o grupo de pessoas imunocomprometidas, são para pacientes que possuem doenças e quadros clínicos que afetam os mecanismos de defesa do sistema imunológico (com imunodeficiência primária grave, quem está em quimioterapia para câncer, transplantados de órgão sólido ou células-tronco hematopoiéticas em uso de droga imunossupressoras, pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4 maior que 200 céls/mm3, quem usa corticóides em dose maiores que 20mg por dia de prednisona, ou equivalente a mais ou igual a 14 dias; pacientes em hemodiálise e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias). 

Para receber a terceira dose, pessoas imunocomprometidas devem apresentar um documento comprovando o seu quadro e a carteirinha de vacina com a segunda dose ou dose única, tomada há, pelo menos, 28 dias.

Já para os idosos com 90 anos de idade ou mais, devem ter tomado a segunda dose, no mínimo, há 6 meses.

IMUNIZAÇÃO  

Nesta quinta-feira (23), a imunização em frente a Prefeitura,  continua para os novos grupos. Com a aplicação da 1ª dose da vacina para adolescentes de 12 a 17 anos, com COMORBIDADES. 

Já nas UBS, São Cristóvão, Boqueirão, Morro Alto, Xarquinho I e Vila Carli, serão aplicadas a 2ª e 3ª dose da vacina contra a covid-19.

*Secom/Pref. de Guarapuava*