Grupo de escoteiros Guara Puava participa de ação de combate à dengue

O objetivo é auxiliar e conscientizar a população contra a proliferação da doença, assim como intensificar a orientação sobre a eliminação dos criadouros do Aedes Aegypti

No último sábado (12), foi o “Dia D” de combate à dengue. A equipe da Vigilância Epidemiológica em Saúde visitou a sede do grupo escoteiro Guara Puava e realizou uma ação de intensificação de combate à dengue, enfatizando a importância dos cuidados contra o mosquito transmissor da dengue para as crianças e adolescentes.

A ação teve o objetivo de auxiliar e conscientizar a população contra a proliferação da doença, assim como intensificar a orientação sobre a eliminação dos criadouros do Aedes Aegypti.

“Realizar ações com as crianças garante que as orientações sejam disseminadas e intensificadas desde a infância, promovendo um debate maior sobre o tema dentro de casa. Acredito que as crianças vão contribuir com eficácia para que possamos, em breve, comemorar o fim da dengue no município. Tudo começa pelas crianças, temos primeiro que educá-las para depois fazer uma conscientização com os adultos”, explica a coordenadora do Programa Nacional de Controle à dengue no município (PNCD), Sabina Curi.

A forma lúdica e diferente de ensinar é importante para as crianças prestarem atenção e compreenderem melhor o assunto. A ação fez parte da Semana de Mobilização Contra a Dengue.

“Essa mobilização está ocorrendo a nível nacional, todos os municípios do Estado estão se mobilizando por essa atividade de combate a dengue, que é um trabalho muito importante de se fazer. Quando a gente faz ao mesmo tempo uma atividade de eliminar os criadouros, a gente está fazendo essa ação conjunta para evitar que esse mosquito se prolifere e acabe disseminando a doença”, explica a chefe da Divisão de Vigilância Ambiental, Suzana de Souza.

A escoteira Mariana Barbosa Rocha (10 anos) comentou sobre o que achou da iniciativa. “Eu achei muito legal. Aprendi como se prevenir contra o mosquito, e como é importante repassar o que aprendemos para que os mosquitos diminuam”.

A presidente do grupo de escoteiros Guara Puava, Cintia Batista Freitas, destaca que a ação da Vigilância em Saúde contribui muito para a formação das crianças. “Para o grupo escoteiro é muito importante essa parceria. Ela traz uma energia positiva no sentido de dar forças para que a gente continue combatendo esse mal, que é a dengue. Vamos estar tentando transmitir todas essas informações que foram passadas aqui para as famílias também, para que eles possam ser disseminadores nas suas casas, nos seus bairros, levando essa boa informação de combate à dengue”, concluiu.

Evite o surgimento de novos focos. Para combater e evitar o surgimento de novos focos, a Divisão de Vigilância em Saúde reforça os cuidados necessários nas residências: 

  • Manter lixeiras tampadas e protegidas da chuva;
  • Lavar os potes de água do seu pet com água e sabão pelo menos duas vezes por semana; 
  • Manter o suporte de garrafão de água mineral higienizado e bem vedado;
  • Manter os pratinhos dos vasos de planta limpos e com areia até as bordas; 
  • Evitar ter plantas que acumulam água; 
  • Manter os coletores de água da geladeira e ar-condicionado limpos; 
  • Evitar o acúmulo de água parada em garrafas, lajes, calhas, piscinas, objetos decorativos, caixas d’água, cisternas, poços e qualquer entulho que possa acumular água.

*Secom Guarapuava com edição

Deixe um comentário