Governo entrega ambulâncias para ampliar atendimento de urgência na região de Irati

Os cinco veículos foram entregues a Irati, Imbituva, Inácio Martins, Rio Azul e Teixeira Soares. As ambulâncias serão reguladas pelo Consórcio Intermunicipal Samu Campos Gerais (CIMSAMU). Ao todo, 28 cidades da abrangência de três Regionais de Saúde serão atendidas, área onde moram mais de 1 milhão de paranaenses

O Governo do Estado entregou nesta terça-feira (1º) cinco ambulâncias de suporte básico para ampliação da cobertura do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na 4ª Regional de Saúde de Irati, região Centro-Sul do Paraná. Os veículos somam R$ 850 mil em investimentos – R$ 170 mil cada.

“Essas ambulâncias irão compor o atendimento regionalizado, que é a proposta do governador Ratinho Junior junto com os municípios, colocando o Samu para rodar em todo o Estado. Esse atendimento é fundamental, é um hospital sobre rodas que salva vidas”, afirmou o secretário de Estado da Saúde, Beto Preto.

Os veículos foram entregues a Irati, Imbituva, Inácio Martins, Rio Azul e Teixeira Soares. As ambulâncias serão reguladas pelo Consórcio Intermunicipal Samu Campos Gerais (CIMSAMU). Ao todo, 28 cidades da abrangência de três Regionais de Saúde (3ª, 4ª e 21ª) serão atendidas, área onde moram mais de 1 milhão de paranaenses.

“Não temos dúvidas de que esses veículos farão diferença na vida de muitas pessoas, graças à organização e articulação de um Governo competente e experiente”, afirmou o líder do Governo na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), deputado estadual Hussein Bakri.

O prefeito de Irati, Jorge Derbli, comentou a importância da parceria entre Estado e municípios. “Conseguimos implantar o Samu em nosso município e agora, para nossa felicidade, essas ambulâncias irão reforçar o transporte de emergência. Essa ajuda do Governo do Estado tem salvado muitas vidas em toda a região, ainda mais neste momento de enfrentamento à Covid-19”, disse.

PRESENÇAS

Participaram da entrega o diretor-geral da Sesa, Nestor Werner Junior; a diretora de Atenção e Vigilância em Saúde da Sesa, Maria Goretti David Lopes; a gerente de Atenção à Urgência da Sesa, Giovana Fratin; o diretor da 4ª Regional de Saúde de Irati, Walter Henrique Trevisan; e os prefeitos Celso Kubaski (Imbituva), Edemetrio Benato Junior (Inácio Martins), Leandro Jasinski (Rio Azul) e Lucinei Carlos Thomaz (Teixeira Soares).