Feira Solidária é realizada no bairro Jardim das Américas

O objetivo da ação é trocar materiais recicláveis por alimentos, como legumes, verduras e produtos de panificação

“Eu nunca faltei em nenhuma edição, desde a primeira vez que começou aqui no bairro Jardim das Américas, eu participo. Eu gosto da verdura, gosto da abóbora, do pão e da bolacha, a melhor coisa que foi inventada foi essa feira”, disse Anadir dos Santos, operadora ecológica há mais de 18 anos. Que participou nesta quinta-feira (5) da Feira Solidária.

“São em torno de 180 famílias atendidas, por feira nós arrecadamos aproximadamente 7 kg de recicláveis que são revertidos em torno de 1500 kg de alimentos, que complementam a alimentação do pessoal que trabalha com o reciclável. É uma troca que favorece o agricultor, o meio ambiente e também as famílias carentes”, destacou o coordenador do programa, Luciano Werner.

Na Feira Solidária, que tem como objetivo trocar o material reciclável por alimentos, há uma variedade de produtos, como legumes, vegetais, batata, abobrinha, ovos, além da panificação. 

De acordo com o representante da Camurg, João Vitor Pimpão, a feira acontece na parte da tarde, porque os produtores realizam a colheita pela manhã. “Nós vamos até a área do produtor receber os produtos, prezamos muito pela qualidade deles. E, a gente traz aqui e separa ele para o pessoal. Há muita variedade de produtos contando com a panificação”, contou.

A ação é realizada pela Secretaria da Agricultura em parceria com as Secretarias de Meio Ambiente e da Assistência Social, pela Carmug (Central de Associações rurais de Guarapuava) e a Reciclasol (Cooperativa de Operadores Ecológicos de Guarapuava).

As Feiras Solidárias ocorrem no Jardim das Américas, Colibri, Guará, Vila Karen, Adão Kaminski, Boqueirão, Palmeirinha, Residencial 2000 (Bosque), São João, Vila Abigail (Colônia), Xarquinho e Colônia Vitória.

***Secom/Pref. de Guarapuava