Estado faz serviços de conservação em três rodovias do Vale do Ivaí

São duas rodovias no perímetro urbano de Borrazópolis. Uma terceira já teve os trabalhos concluídos. Os três trechos estão contemplados no lote 6 do programa Conservação de Pavimentos (COP) do DER/PR

O Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER/PR) está realizando melhorias em duas rodovias no perímetro urbano de Borrazópolis, na região do Vale do Ivaí, já tendo concluído os serviços em uma terceira.

Na PRC-466, de Borrazópolis até a ponte sobre o Rio Bom, a 12,09 quilômetros de distância, foram realizados remendos superficiais e o microrrevestimento asfáltico a frio. Agora a rodovia vai receber os serviços de sinalização horizontal. O investimento é de R$ 600 mil.

Na PR-170, de Borrazópolis até o entroncamento com a PR-453, começaram os serviços de remendos superficiais e reperfilagem descontínua nos pontos críticos do trecho de 4,53 quilômetros. Devem ser investidos R$ 1 milhão.

E na PR-453, do entroncamento com a PR-170 até a PRC-272, extensão de 6,5 quilômetros, foram finalizadas recentemente todas as melhorias, que incluíram remendos superficiais, reperfilagem e sinalização. O investimento foi de R$ 1,8 milhão.

Os três trechos estão contemplados no lote 6 do programa Conservação de Pavimentos (COP) do DER/PR. “Borrazópolis está recebendo estes excelentes serviços de conservação, bem como outros municípios do Vale do Ivaí estão sendo atendidos pelos programas do DER”, diz o secretário de Infraestrutura e Logística do Paraná, Sandro Alex

“Temos muito mais planejado para a região, uma iniciativa que chamamos de remodelação do eixo estruturante do Paraná. Vamos ligar de Guarapuava a Campo Mourão e de Guarapuava a Mauá da Serra com obras de restauração do pavimento, de terceiras faixas, e de duplicação” afirma. “Temos projetos de engenharia sendo elaborados, sendo contratados e sendo licitados. São obras que vão transformar o Centro Sul, o Centro Oeste e o Vale do Ivaí”.

MELHORIAS

Os remendos superficiais são executados nos locais em que o pavimento apresenta falhas como buracos ou afundamentos, mas que não chegaram a afetar sua base, sendo necessária somente a demolição da camada superior da pista, e sua substituição por uma nova camada de Concreto Betuminoso Usinado a Quente (CBUQ).

Na reperfilagem é executada uma nova camada de CBUQ sobre a pista de rolamento, sem necessidade de intervenções no pavimento existente. E no microrrevestimento é aplicada uma mistura asfáltica a frio, que ajuda a selar o pavimento contra chuvas e aumenta a aderência de pneus à pista. A sinalização horizontal consiste na pintura de faixas e linhas, e instalação de tachões refletivos.

“Estamos caminhando para um novo DER, com mais resultados, mais eficiência, muito mais inovação, e isso pode ser testemunhado pela população em nossas rodovias, que estão repletas de obras e serviços de conservação”, explica o diretor-geral do DER/PR, Fernando Furiatti. “No ano de 2020 colocamos o programa COP para funcionar a todo vapor, trazendo mais segurança e muito mais conforto para todos os condutores e passageiros”.

MUNICÍPIO

Borrazópolis concentra sua economia na produção agrícola, principalmente soja, trigo, milho, feijão e café, e na pecuária e criação de aves. Pela PRC-466 o município tem ligação com Jandaia do Sul e Maringá, enquanto pela PR-453 os moradores podem viajar para Mauá da Serra e Londrina, ou para Pitanga e Guarapuava.

PROGRAMA

O programa COP contempla cerca de 6 mil quilômetros de rodovias estaduais com serviços de conservação. Somente no lote 6 serão atendidos 448,99 quilômetros de rodovias, um investimento de R$ 52,6 milhões.

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