Dia Mundial da Água é comemorado com ação de proteção de nascente no Xarquinho

No sábado (26) ocorre um mutirão de limpeza e plantio de árvores no bosque do Residencial 2000

Em Guarapuava, o Dia Mundial da Água foi marcado pelos trabalhos de recuperação e proteção de nascentes na área verde do bairro Industrial Xarquinho. A ação realizada pela Secretaria do Meio Ambiente ocorreu na praça comunitária do bairro.

“Estar hoje no perímetro urbano, justamente neste dia é muito prazeroso, pois é de suma importância para o município essas ações que a SEMAG realiza. Nós temos vários projetos como este na Bacia do Rio das Pedras, e nesse momento estamos fazendo a proteção de 112 nascentes. Sabemos que a água é o bem mais precioso da humanidade e talvez a maior riqueza de Guarapuava, por isso, precisamos preservá-la e promover atividades como essa, não apenas para a nossa geração, mas também para as futuras gerações”, destacou o Secretário do Meio Ambiente, Celso Alves de Araújo.

Para a professora Terezinha, tão importante quanto a água, são as atividades de conscientização e preservação. “Não basta apenas dizermos que a água é importante, precisamos de atividades assim para preservar, e este dia é dedicado justamente para isso. Recuperar nascentes é o mesmo que proporcionar vida para todos nós seres humanos”, enfatizou.

PROTEÇÃO

A proteção da nascente consiste na limpeza da área do olho d’água retirando pedras, tijolos, folhas e toda lama até que se encontre solo firme, onde a água brota limpa e com força.  Em seguida, é feita uma mureta usando pedra-ferro com 20-30 cm de largura. Durante a construção, devem ser colocados canos que servem para distribuição da água e limpeza do reservatório. O próximo passo é preencher com pedra-ferro o espaço entre a mureta e a mina. Por fim, o olho d’água é coberto com uma camada de mistura de solo cimento.

A programação em comemoração do Dia Mundial da Água continua neste sábado (26), às 9h, no Residencial 2000.

SERVIÇO

Dia: 26 (Sábado) | Mutirão de limpeza e plantio de árvores em torno do córrego localizado no bosque do Residencial 2000

Horário: 9h

Entrega de “Kit ferramentas” para as associações do bairro Xarquinho e Residencial 2000 pelo Sicredi e Unimed.

***Secom/Pref. de Guarapuava