Artigo: Compartilhar conhecimento como forma de crescer na sua carreira em tecnologia

Confira artigo de Yara Mascarenhas, que é fundadora e host do TDC (The Developer’s Conference)

O mercado de tecnologia da informação está em constante evolução e o dia a dia dos profissionais é bastante desafiador, assim como das empresas que precisam manter seus profissionais atualizados. Apesar dos livros e cursos, a troca de experiência entre profissionais é altamente efetiva para que as pessoas encontrem os caminhos e tecnologias nas quais elas querem se aprofundar ainda mais, e é por isso que temos tantos grupos de usuários, meetups e eventos especializados.

Se dentro destes ecossistemas de inovação aberta conhecimento é poder, muitas pessoas se perguntam, por que compartilhar conteúdos de graça por meio de posts, vídeos e palestras?

Algumas razões importantes:

  • Ao estruturar o conhecimento para ensinar as pessoas aprendem ainda mais!
  • Ao compartilhar conhecimento a pessoa se torna referência em um determinado assunto, constrói sua reputação e ganha autoridade e passa cada vez mais a ser buscado pelas empresas ao invés de buscá-las.
  • Ao participar dos eventos, meetups e grupos de usuários como palestrantes as pessoas consolidam ainda mais seu networking e conquistam lugar de fala para compartilhar suas ideias.
  • Ao estruturar as apresentações, vídeos e artigos as pessoas desenvolvem ainda mais sua habilidade de mostrar suas ideias, sua visão, inspirar e convencer outras pessoas, o que pode ser útil em todas as etapas da sua vida profissional.

Sabemos que o primeiro passo pode ser o mais desafiador: como conquistar espaço e conseguir palestrar nos grandes eventos?

O primeiro passo é encontrar eventos e comunidades que sejam abertos, ou seja, tenham processos que geralmente são chamados de call4papers ou submissão de trabalhos, que permitam que pessoas externas à organização possam participar.

O segundo passo é analisar a sua experiência e entender dentro de tudo que você sabe o que pode ajudar outras pessoas a resolverem seus problemas, avançar nos seus objetivos e estruturar sua proposta de palestra.

Como oportunidade temos o TDC Connections, que acontece entre 22 e 24 de março no formato online com dois eventos presenciais simultâneos em Recife e Belo Horizonte, onde qualquer pessoa poderá submeter uma proposta de palestra por meio do call4Papers disponível no site do evento até dia 6 de fevereiro. O tema deve estar vinculado a uma trilha específica, que é uma série de palestras que ocorre em um dia, e cada candidatura será avaliada pelo comitê técnico formado pelos coordenadores de trilha com temas que variam de processos e métodos ágeis, gestão de produtos, gestão de pessoas até temas super técnicos como Arquitetura Java, Microserviços, Testes, DevOps, Cloud e muito mais.

Em 2021, as quatro edições da conferência reuniram mais de 4 mil palestrantes, o que consolida o TDC como o evento de maior formação de palestrantes do Brasil. É uma porta aberta para quem não tem experiência em dar palestras, mas que possui conhecimento sobre inovação e tecnologia para compartilhar. O objetivo é estimular cada vez mais a inovação aberta e a colaboração para fortalecer cada profissional e consequentemente todo o ecossistema de tecnologia do Brasil trazendo uma transformação digital e social.

**********Autora do artigo: Yara Mascarenhas, que é fundadora e host do TDC (The Developer’s Conference)

**************Os textos assinados são de inteira responsabilidade de seus autores, não representando necessariamente a visão do jornal Correio do Cidadão