Castramóvel oportuniza castração gratuita de animais no bairro Industrial

Previsão é fechar a semana neste sábado (11), com 1.200 castrações realizadas

Nesta sexta-feira (10), o ônibus do Castramóvel chegou ao bairro Industrial para a realização de mais um mutirão. As castrações aconteceram no CRAS I, totalizando cerca de 200 intervenções durante todo o dia. A expectativa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente (SEMAG) é finalizar a semana com 1.200 castrações.

A médica veterinária Cristina Wederhoff Hermann, do Canil Municipal de Guarapuava, destaca a importância do Castramóvel, que é o maior programa de castração da história de Guarapuava.

“As castrações oferecidas visam atender à população de baixa renda, ONGs e protetores de animais. O objetivo é mitigar o crescente número de animais em situação de rua na cidade, uma vez que o Canil enfrenta superlotação, reduzindo assim nossa capacidade de resgate. O propósito central é proporcionar bem-estar tanto à comunidade quanto aos animais”, destaca Cristina Weddehroff Herrmann, médica veterinária do Canil Municipal de Guarapuava.

Ainda de acordo com Cristina, os benefícios da castração são inúmeros, indo desde a preservação da saúde dos animais até a prevenção de doenças como piometras, tumores de mama e tumores venéreos transmissíveis.

Além disso, a prática contribui para evitar pulgas, brigas e atropelamentos, especialmente no caso de felinos. “Dessa forma, as castrações não apenas promovem a saúde individual dos animais, mas também impactam positivamente no ambiente como um todo, criando condições mais saudáveis e seguras para a comunidade e seus membros animais”, reforça a médica.

Os interessados em castrar seus cães e gatos podem se cadastrar na Secretaria do Meio Ambiente, que organiza periodicamente mutirões de castração a partir do programa.

Moradora do bairro, Bruna Andrade, 18 anos, elogia a ação e destaca a oportunidade valiosa para aqueles que não têm condições financeiras de arcar com os custos da castração.

“É uma ótima iniciativa, principalmente para quem não tem condições de pagar. Eu trouxe a minha porque eu não tenho condições. Quem puder trazer, tem que trazer, porque dá dó do bichinho. E daí cria, não pode ficar com todos os animais, joga na rua, e vira uma bagunça. Por isso é importante”, comentou a jovem tutora do Max e da Nina.

COMO PARTICIPAR

O processo de cadastro para a castração gratuita exige a apresentação de documentos como RG, CPF, comprovante de residência e comprovante de baixa renda. As inscrições para os próximos mutirões, programados para dezembro, podem ser realizadas na Secretaria do Meio Ambiente nos dias 5, 6, 7 e 8, das 8h às 12h e das 13h às 17h.

Até esta sexta-feira (10), cerca de 1000 castrações foram realizadas, com a expectativa de mais 200 no dia seguinte (sábado), totalizando 1200 na semana. Os mutirões de novembro já passaram pelo Campo do Pavão e bairro Industrial, com próximas castrações programadas para o distrito de Entre Rios e uma que terá como sede o 26º GAC.

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com a SEMAG pelo número (42) 3142 1819.