Candidato à reeleição, reitor Fábio Hernandes diz que será uma campanha de construção na Unicentro
Após quatro anos, a Unicentro vive novo período de consulta à comunidade para definir a Reitoria e a Direção dos campi Santa Cruz, Cedeteg e Irati para o próximo período de gestão. Diferentemente da eleição passada, desta vez apenas uma chapa, “Unicentro em Movimento”, concorre aos cargos de reitor e vice-reitor
Em busca da reeleição, o reitor Fábio Hernandes e seu vice Ademir Juracy Fanfa Ribas iniciaram nesta semana a caminhada pelos espaços da Universidade Estadual do Centro-Oeste (Unicentro), a fim de ouvir a comunidade acadêmica.
“Estamos bastante esperançosos de que a campanha vai ser de construção. Uma campanha onde nós vamos levar o que conquistamos nos últimos anos e, principalmente, o que a nossa comunidade espera para os próximos anos”, diz Hernandes ao CORREIO, sintetizando que será uma campanha de construção e de planejamento.
Após quatro anos, a Unicentro vive novo período de consulta à comunidade para definir a Reitoria e a Direção dos campi Santa Cruz, Cedeteg e Irati. Diferentemente da eleição passada, desta vez apenas uma chapa, “Unicentro em Movimento”, concorre aos cargos de reitor e vice-reitor.
Situação oposta à disputa de diretor e vice do Santa Cruz, onde haverá bate-chapa entre as composições “Unicentro em Movimento” (Roseli de Oliveira Machado e Gilmar Evandro Szczepanik) e “Unir e Construir” (Leo Raifur e Cláudia Maris Tullio).
À Direção do campus Irati, somente “Unicentro em Movimento”, que é formada pelos candidatos Ronaldo Ferreira Maganhotto e Juliana de Conto. Mesmo cenário do Cedeteg, com os professores Ricardo Yoshimitsu Miyahara e Aline Marque Genú (“Unicentro em Movimento”).
Segundo Hernandes, todas as chapas estão homologadas. A Comissão Eleitoral (Coel) da Unicentro informa que a votação será em 14 de setembro (em horários e locais a serem definidos e que serão publicados posteriormente).
ÚNICA
Sem concorrência à Reitoria, o atual reitor e candidato à reeleição acredita que a eleição não será mais fácil. “Nós temos o compromisso maior ainda, porque hoje nós vamos fazer uma campanha no sentido de construção. Então, nós temos a responsabilidade de representar a nossa universidade e de fazer uma universidade ainda maior e esse é o nosso compromisso”.
Segundo ele, o fato de não existir um bate-chapa a reitor/vice-reitor significa ainda mais trabalho, responsabilidade e seriedade na busca por uma universidade melhor para a região.
MOTIVAÇÃO
Há quatro anos no cargo, Fábio Hernandes diz que a motivação para ficar mais uma gestão à frente da Reitoria é porque, no primeiro mandato, houve avanços no ensino, mesmo com dois anos de pandemia da Covid-19.
“Claro que a Unicentro está hoje com o calendário um pouco atrasado, mas porque prezamos pelo ensino de qualidade”, explicando que boa parte das atividades práticas foram suspensas diante daquele cenário de segurança sanitária, retornando somente quando foi permitido.
Além dessa questão, o candidato enumera outras conquistas: assistência estudantil, profissionais para atender a comunidade, número maior de funcionários concursados, melhorar a estrutura da universidade, obras e equipamentos. “Mas principalmente, estamos avançando no ensino, na pesquisa e na pós”, resumindo que tudo isso fez com que pusesse seu nome novamente à comunidade, com boas perspectivas para os próximos quatro anos.
“Eu acredito sim que a Unicentro vai crescer ainda mais. Porque hoje nós estamos num momento melhor, principalmente em relação à construção conjunta da nossa universidade, seja no ensino, na pesquisa, na extensão e na infraestrutura, que precisa para nós avançarmos”.