Cancer Center São Vicente passará a contar com Radioterapia

A entrega da obra será realizada neste sábado (14).

Pacientes de Guarapuava e região poderão contar com mais um

tratamento de câncer perto de casa, a Radioterapia. Neste sábado (14), será entregue a obra da unidade, contemplada pelo Programa de Expansão da Radioterapia, do Governo Federal. A entrega da obra é mais um passo em direção ao tratamento contra o câncer completo mais perto de casa para Guarapuava e todos os municípios da 5ª Regional de Saúde do Paraná.

A unidade de Radioterapia já conta com um equipamento de alta tecnologia, que é capaz de atender até 80 pacientes por dia. Contudo, um investimento de R$ 3 milhões está sendo feito para atualizar o sistema. Assim, 120 pacientes poderão ser atendidos por dia.

A inauguração ocorre às 10h, no Cancer Center São Vicente, na rua Fortim Atalaia, no bairro Cidade dos Lagos.

O TRATAMENTO

A Radioterapia é um tratamento em que radiações ionizantes são utilizadas para destruir as células do tumor ou impedir que se multipliquem. O paciente não sente nada durante sua aplicação. Ela pode ser utilizada em conjunto com a quimioterapia e costuma ter resultados positivos, controlando a doença e podendo chegar à cura em alguns casos. Ou, quando essa não é possível, o tratamento diminui dores e melhora a qualidade de vida do paciente.

EXPANSÃO

O Hospital São Vicente foi um dos 80 hospitais do Brasil a ser contemplado pelo Plano de Expansão da Radioterapia no SUS. Com auxílio doentão Deputado Federal Cezar Silvestri, o Hospital recebeu o Acelerador Linear, equipamento utilizado na Radioterapia. Entre equipamento e obras, o Hospital recebeu R$ 12 milhões em investimentos. Agora faltam poucos detalhes, como mobiliários, para que o serviço comece efetivamente a funcionar.

***Assessoria São Vicente com edição