Campanha Setembro Amarelo ganha programação especial do grupo Informação Salva Vidas

Atuando na prevenção ao suicídio, a iniciativa formada por diversos órgãos tem atuado o ano todo; um projeto piloto está sendo desenvolvido na Vila Concórdia

O grupo Informação Salva Vidas é uma iniciativa da Rádio T de Guarapuava e da Associação Paranaense de Psiquiatria (APPS) e conta com o apoio de diversos órgãos públicos e privados. O objetivo é atuar no combate ao suicídio e à depressão durante o ano todo, mas no Setembro Amarelo as atividades são ampliadas.

Entre os apoiadores está a Subseção da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) em Guarapuava, representada pela presidente Maria Cecília Saldanha. Em entrevista ao CORREIO, ela falou sobre o trabalho do grupo. “Um dos grandes parceiros é o exército [26º GAC]. E a partir de um projeto estratégico, começou a levantar informações para que fosse feito um trabalho pioneiro e também piloto em uma determinada região onde se verificasse que o índice de suicídio é alto. E para a nossa surpresa, é na região de Concórdia, que é aqui do lado da nossa sede da OAB. Está aqui muito próximo, então a gente deve fazer muito mais”, afirmou.

De acordo com ela, as ações neste mês começam na próxima quarta-feira (14) na avenida Manoel Ribas e na rua Guaíra que vão receber blitz educativas com entrega de panfletos informativos. A atividade será das 9h às 11h e das 14h às 16h e contará com o apoio da Polícia Militar (PM).

“No dia 24 de setembro será o Dia D, que são as ações destinadas à comunidade. Elas se realizam no bairro Concórdia, onde estamos fazendo o projeto piloto para dali tirar informações e expandir isso para outros bairros”, contou Maria Cecília, destacando que no dia serão feitas as rodas de conversas e várias atividades visando o combate à depressão e suicídio.

Além das iniciativas em eventos, o grupo trabalha em reuniões onde são elaboradas as estratégias e analisados os dados referentes à UBS Concórdia em relação aos atendimentos na área da saúde mental.

ENCONTROS
Ainda, durante todo o mês, serão ministradas as palestras “Quem cuida da mente, valoriza a vida”, lema do grupo. Conforme a organização, já estão agendados encontros no Colégio Estadual Liane Marta da Costa, Comunidade Rural Paiol de Telhas, 26º GAC, Secretaria Municipal de Saúde, Sindicato Rural, Colégio Visconde de Guarapuava, ACIG, Colégio Cívico Militar Mahatma Gandhi, 16º BPM, Colégio Dom Pedro, Centro Cultural Suábios Entre Rios, Cras Jordão e Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social.

De acordo com Maria Cecília, uma das formas que a OAB vem apoiando a iniciativa é cedendo o espaço para que sejam feitas ações como esta. “Hoje nós temos um espaço físico da OAB que é muito bom, um espaço grande, então quando o pessoal precisa se reunir, a nossa sede está sempre à disposição”. O local também será sede de uma das palestras. “Nós vamos ter um evento no dia 27 de setembro, estamos organizando junto com a Acig e quem virá será o Dr. Cleber Ferreira. Fica aberto ao público, às 7h45, para que as pessoas venham ouvir a respeito de prevenção, para si, para familiares e sobre como a gente pode lidar quando percebe alguma situação onde a pessoa não está bem e corre algum risco de pensar em alguma prática contra a vida. A gente precisa estar preparado para situações assim”.

O grupo também está incentivando as empresas e entidades de Guarapuava a iluminarem a fachada de seus estabelecimentos com luz amarela durante todo o mês, demonstrando apoio à causa. “As pessoas têm que estar atentas. Saúde mental é da mesma forma que qualquer outro tipo de doença que a gente pode ter no corpo. Nosso cérebro também precisa de atenção, às vezes precisa de remédio e às vezes precisa de um acompanhamento psicológico e isso não é diminuir ninguém”, destacou Maria Cecília sobre a importância do cuidado com a saúde mental ser difundido ao máximo.

OAB
Segundo a presidente da Subseção, a OAB atua internamente no cuidado com o combate ao suicídio. “Nós temos a campanha do Setembro Amarelo. A caixa de assistência, que é nosso braço que cuida da saúde e bem-estar da advocacia, está oferecendo consultas psicológicas. Temos essas consultas a valores subsidiados, então basta o advogado, a advogada entrar em contato conosco que nós passamos as informações. A consulta pode ser online ou presencial, que hoje é apenas em Curitiba”, explicou.

Para mais informações, acesse o site da OAB Guarapuava.

Deixe um comentário