Beneficiários do BPC que não estão no Cadastro Único devem procurar as unidades do CRAS

Segundo a Divisão de Gestão de Benefícios da SEMADS, 185 pessoas cadastradas no BPC ainda não estão inscritas no CadÚnico

A Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SEMADS), por meio das unidades do Centro de Referência em Assistência Social (CRAS), está realizando a busca ativa de beneficiários do Benefício de Prestação Continuada (BPC) que estejam com o cadastro desatualizado, impossibilitando sua inclusão no Cadastro Único, CadÚnico, para Programas Sociais do Governo Federal, conforme regulamenta o Decreto nº 8.805/16. 

Segundo a Divisão de Gestão de Benefícios da SEMADS, em Guarapuava são 7.803 pessoas cadastradas no BPC, sendo 4.011 Pessoas com Deficiência e 3.792 Pessoas Idosas. Destes, 185 pessoas ainda não estão inscritas no CadÚnico.

“A inclusão cadastral do beneficiário e seu grupo familiar possibilita o conhecimento do perfil socioeconômico das famílias. Com esses dados, é possível planejar de forma adequada os serviços, programas, projetos e benefícios que de fato atendam às necessidades concretas dos usuários”, explicou o coordenador da Divisão, Nilton Luiz Zaroski.

As equipes das unidades do CRAS realizarão visitas domiciliares nas próximas semanas   para orientação aos beneficiários do BPC e pessoas não-inscritas no CadÚnico. “O benefício pode cessar para quem não está no Cadastro Único”, complementa Zaroski. 

Para mais informações sobre as listas de identificação com cadastros desatualizados, o cidadão deve entrar em contato com o CRAS mais próximo da residência.   

BPC

O BPC, previsto na Lei nº 8.742/1993 (Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS), é a garantia de um salário mínimo por mês ao idoso com idade igual ou superior a 65 anos e à pessoa com deficiência de qualquer idade. 

No caso da pessoa com deficiência, esta condição deve causar impedimentos de natureza física, mental, intelectual ou sensorial de longo prazo (com efeitos por pelo menos 2 anos), que a impossibilite de participar de forma plena e efetiva na sociedade, em igualdade de condições com as demais pessoas. 

Para ter direito ao BPC, é necessário que a renda por pessoa do grupo familiar seja igual ou menor que 1/4 do salário-mínimo vigente. Além da renda, de acordo com o requisito estabelecido, as pessoas com deficiência passam por avaliação médica e social no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

Unidades do CRAS:

CRAS 1 –Arlindo Antonelli (Xarquinho)

Rua Arlindo Antonelli, 452, Industrial

42 3629 4588

CRAS 2 – Morro Alto

Rua Bernardino José de Lacerda, 1447, Morro Alto

42 3622 2308

CRAS 3 – Jardim das Américas

Rua Jorge Silveira do Amaral, 275, Jardim das Américas

42 3622 1165

CRAS 4 – Boqueirão

Rua Afonso Pena, 183, Tancredo Neves

42 3622 1240

Equipe Volante 1 – Palmeirinha, Guará e Guairacá

Palmeirinha: Rua Antonio Ribeiro de Campos, 321

Guará: Rua Eduardo Horst, s/n

Guairacá: Junto com a UBS

Equipe Volante 2 – Colônia Vitória e Jordão

Jordão: Rua Emílio Rodrigues Faustino da Cruz, 62

SECOM/Pref. de Guarapuava

Deixe um comentário