Artigo: O sentido histórico da data 17 de junho de 1810 para Guarapuava

“A conquista e a colonização de Guarapuava estão intimamente relacionadas à chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil”, diz artigo de Zilma Haick Dalla Vecchia – IHG

Guarapuava nasceu em 17 de junho de 1810!

Em 17 de junho de 1810, às 10 horas da manhã, dia da Santíssima Trindade, a Real Expedição de Conquista e Colonização chegou aos Campos de Guarapuava. Debaixo de uma tolda, foi celebrada uma missa cantada dando-se o nome da comemoração do dia aos ditos campos, isto é, Trindade. Daí o nome da fazenda localizada naquele local.

Foi realizado um reconhecimento do terreno depois do que “passou-se a fundar, da parte dalém do rio Coitinho, a povoação Atalaia”, em Guarapuava. (A. Macedo, 1951, p.134)

Desde então se iniciou a colonização e a conquista de Guarapuava!

A conquista e a colonização de Guarapuava estão intimamente relacionadas à chegada da Família Real Portuguesa ao Brasil. O Príncipe Regente tinha interesse em ocupar a vasta região dos Campos de Guarapuava para impedir o avanço castelhano no Brasil Meridional e explorar metais preciosos na região. Os Campos de Guarapuava compreendiam todo o território situado entre os Rios Ivai, Paraná e Uruguai.

O governo português já tinha sido informado a respeito dessa região principalmente pelas informações fornecidas pelo relatório de Afonso Botelho sobre a descoberta dos campos por Cândido Xavier.

Já em 05 de novembro de 1808 e 1º. de abril de 1809, D. João expedia Cartas Régias, determinando, na primeira, a política sobre a ocupação e colonização dos Campos de Guarapuava e, na outra, além de mais detalhes sobre as determinações reais sobre a ocupação e colonização daqueles campos o envio da expedição sob o comando de Diogo Pinto de Azevedo Portugal.

A tropa saiu de Curitiba em 03 de agosto de 1809 e em 24 de setembro, o Padre Francisco das Chagas Lima, reuniu-se à expedição vindo diretamente de São Paulo.

Aqui chegaram em 17 de junho de 1810 e, a partir dessa data, nos Campos de Guarapuava, se estabeleceu o governo português.

O sentido histórico da data de 17 de junho de 1810 para Guarapuava pode ser entendido a partir da leitura e interpretação da documentação que se refere à data.

As informações acima referidas foram encontradas nos seguintes documentos:

  1. AZEVEDO MACEDO, F. R. Conquista pacífica de Guarapuava. Curitiba: Gerpa, 1951. p.133-134.
  2. FRANCO, Arthur Martins. Diogo Pinto e a conquista de Guarapuava. Curitiba: Tipografia João Haupt, 1943. p.93
  3. CHAGAS LIMA, Padre Francisco. Memória sobre o descobrimento e colônia de Guarapuava.Manuscrito oferecido à revista por Daniel Vieira. In: Revista trimestral de história e geographia. Rio de Janeiro, Tomo quarto,1842. p.43.

******************Texto: Zilma Haick Dalla Vecchia – IHG