Alerta meteorológico: possibilidade de ventos fortes e chuvas intensas no Paraná
As autoridades de Guarapuava estão mobilizadas e afirmam que a situação está dentro do normal no município. O alerta, no entanto, é uma medida de precaução
Nesta quarta-feira (12), uma nova frente fria avança sobre o Estado, trazendo consigo condições meteorológicas adversas. De acordo com o Sistema Meteorológico do Paraná (Simepar), são esperados eventos de chuva acompanhados de descargas elétricas e ventos fortes em várias regiões do Estado.
O risco para eventos severos é alto no Noroeste, Oeste, Sudoeste, Centro-Sul e Leste paranaense, especialmente entre a tarde e a noite. Além disso, os ventos ganharão intensidade, podendo superar os 60 km/h em muitas cidades da metade Sul do Estado. Nas demais áreas, o tempo mudará entre o fim da noite e a madrugada de quinta-feira.
Diante desse cenário, a Defesa Civil do Paraná faz as seguintes orientações:
– Caso receba um alerta, recomenda-se procurar abrigo o mais rápido possível e não sair até que o vendaval pare;
– Se houver risco de desabamento do telhado, é importante sair do local e comunicar o perigo à Defesa Civil ou aos Bombeiros;
– É aconselhável revisar a resistência da casa, especialmente o madeiramento de apoio do telhado e a amarração das telhas;
– Além disso, evite utilizar guarda-chuvas em ventos fortes, não se abrigue embaixo de árvores ou coberturas metálicas frágeis e, se necessário, reduza ao máximo o atrito com o vento ao se deslocar.
No caso de estar dirigindo, procure estacionar o veículo em local seguro e espere o vento forte passar. Evite estacionar próximo a torres de transmissão e placas de propaganda, pois podem representar riscos. Se não for possível estacionar, reduza a velocidade e procure um local seguro para estacionar assim que possível, uma vez que o vento pode desestabilizar a direção do veículo.
“Vale lembrar que nós, da Defesa Civil, estaremos a postos para atender a qualquer ocorrência e necessidade durante esse período”, assegurou Tiago Bronoski, representante da Defesa Civil do município de Guarapuava.
ENTENDA O ALERTA
Um boletim especial emitido pelo SIMEPAR destaca que uma área de baixa pressão que influencia o tempo entre o Norte da Argentina, o Paraguai e o oeste da região Sul do Brasil se aprofundará durante esta quarta-feira, resultando em um forte ciclone extratropical. O centro desse sistema de baixa pressão atmosférica atuará sobre o Rio Grande do Sul e seu litoral, enquanto o Paraná será impactado pela passagem da frente fria associada a esse ciclone. Outros fatores, como o transporte de calor e umidade da região Amazônica para o Sul do país pelo jato de baixos níveis e a incursão de uma massa de ar polar sobre a região, também influenciarão o tempo no Paraná.
A combinação desses fenômenos meteorológicos aumentará a severidade das chuvas e ventos esperados nos dias 12 e 13 de julho no Estado. Embora as chuvas sejam previstas como fortes, espera-se que tenham curta duração. O maior impacto nas condições do tempo nesse período será a ocorrência de vento moderado a forte, com direção predominante de sul/sudoeste e rajadas de vento bastante intensas. Essa condição será observada a partir da tarde de quarta-feira nas regiões oeste, fronteira com o Paraguai e Argentina, sudoeste e se estenderá até a noite de quinta-feira nas regiões leste e litoral.
As previsões dos modelos meteorológicos indicam rajadas de vento de mais de 60,0 km/h em todas as regiões do Paraná, com picos acima de 90,0 km/h. É importante ressaltar que o vento moderado a forte persistirá por várias horas, aumentando assim a severidade do sistema. Isso pode resultar em destelhamentos, queda de árvores, postes de iluminação elétrica e outros danos à sociedade, especialmente nas regiões mais suscetíveis a esses fenômenos.
Além disso, na quinta-feira (13), uma intensa massa de ar frio se aproximará do Paraná, aumentando ainda mais o desconforto térmico e deixando o tempo gelado até o fim de semana.
Mantenha-se informado sobre as atualizações dos órgãos competentes e siga as recomendações de segurança para garantir a proteção de sua família e comunidade. Em caso de necessidade, os telefones para contatos emergenciais são: 193 (Bombeiros) ou 42 9 9970-9482 (Equipe de Plantão da Defesa Civil Municipal).