Abertura oficial do JESP reúne milhares de pessoas no Ginásio Joaquim Prestes
A abertura da 40ª edição dos Jogos Escolares da Semana da Pátria deixou todos os presentes entusiasmados e ansiosos pelo andamento da competição
Em Guarapuava, setembro é sinônimo de JESP. E nesta sexta-feira, 1º de setembro, os Jogos Escolares da Semana da Pátria, que neste ano chegam à sua 40ª edição, tiveram a sua abertura oficial no Ginásio Joaquim Prestes. Milhares de estudantes de diversas escolas da cidade fizeram uma linda festa e mostraram o motivo do JESP ser um dos maiores eventos esportivos juvenis do Paraná.
Durante a cerimônia, foram inaugurados tanto o novo piso do ginásio, quanto a nova iluminação. O show de luzes, inclusive, fez parte do espetáculo de abertura, animando ainda mais os presentes.
O prefeito Celso Góes destacou a realização de mais uma edição dos Jogos, organizados pela Secretaria de Esportes e Recreação do município e reforçou o compromisso com o setor, por meio de melhorias em espaços esportivos e o incentivo ao atletas.
“Como ex-secretário de Esportes, é um orgulho ver nossa cidade evoluindo cada vez mais no esporte. A estrutura dos nossos espaços é essencial para o desempenho dos nossos atletas, por isso é tão importante investir nisso, como temos investido. O JESP é um evento especial, porque daqui surgem grandes atletas e grandes pessoas, e eu não tenho dúvidas que será assim novamente. Desejo que todos os participantes tenham ótimos jogos”, destacou,
Já o secretário de Esportes e Recreação, Milton Roseira, ressaltou o comprometimento de todos para a realização do evento e desejou bons jogos aos estudantes.
“A dedicação e o esforço de cada pessoa envolvida nesta jornada são admiráveis, desde aqueles que cuidam da limpeza até os talentosos atletas que nos inspiram. Com projetos promissores à vista, como o ‘Esporte Futuro’ e os Jogos Universitários, estamos ansiosos para continuar construindo um futuro brilhante para o esporte em Guarapuava. Que este evento seja uma lembrança do poder transformador do esporte e que todos aqui presentes se sintam em casa. Que Deus abençoe cada um de nós em nossa jornada”, salientou.
Samuel Falcão Jaques, de 14 anos, estudante do 9º ano do Colégio Estadual Visconde de Guarapuava, já participou de cinco edições do JESP. Neste ano, ele foi agraciado com a oportunidade de carregar a pira olímpica.
“É sempre uma grande honra. Participar do JESP é uma experiência única que levo para a vida toda, especialmente deste, em que tive a oportunidade de carregar a ‘tocha’. Espero sair com títulos novamente. Acho que todo atleta sempre almeja a vitória, não é mesmo? Estamos indo para este JESP com a cabeça erguida e a esperança de trazer mais um troféu para casa”, disse o atleta de futsal masculino.
Um dos elementos essenciais do esporte, a torcida, esteve bem representada nos gritos e nos instrumentos. Para Raíssa Emanuele Galvão, de 11 anos, a experiência da abertura foi marcante.
“Eu estou muito animada, gostei muito de fazer parte da fanfarra. Agora eu quero ir até o fim da fanfarra, porque é muito legal. Vou fazer o meu papel na torcida e torcer muito para a minha escola ganhar”, contou Raíssa, que faz parte da animada torcida da Escola Municipal Iná Ribas Carli.
Apesar da abertura ter sido apenas nesta sexta, os Jogos já estão em seu décimo primeiro dia. Diversos esportes já tiveram início, mas muitos outros só começarão agora, em setembro. Eliane Novakoski, professora também da Escola Municipal Iná Ribas Carli, comentou um pouco sobre suas expectativas acerca do desempenho da escola no judô, que terá início no dia 5.
“A gente está com uma expectativa muito grande. Nós vamos participar com 38 atletas na modalidade do judô, e é nossa primeira vez na competição. As crianças só têm a ganhar com isso. Essa integração com outras escolas é muito boa”, contou a professora.
Com escolas premiadas pela animação, acendimento da pira olímpica, exibição de vídeos, diversos mascotes e até a participação de um inesperado “hacker”, a abertura do 40º JESP deixou no ar o clima de competição e integração que o evento sempre passa, mostrando a grandiosidade dos Jogos para o esporte local.