Escritor de Guarapuava lança livro sobre o grupo de humor Monty Python
Pela primeira vez, o famoso grupo de humor Monty Python tem sua trajetória contada em uma edição em português e feita por um autor brasileiro. Nesta quinta-feira (7), Thiago Meister Carneiro lança ‘A História (Quase) Definitiva de Monty Python’
Quase 50 anos após o surgimento do Monty Python, apareceu o primeiro livro em português e escrito por um brasileiro sobre a história desse famoso grupo de humor. Mas calma que o Thiago Meister Carneiro não demorou cinco décadas para produzir o material. Na verdade, o jornalista de 36 anos de idade nem era nascido quando a série Monty Python’s Flying Circus estreou na TV britânica.
Carneiro só foi conhecer os quadros desse programa ao final dos anos de 1990 (mais precisamente em MCMXCVI, que é 1996 em algarismos romanos), em uma reprise na TV a cabo. Bastou isso para mudar sua vida. Para melhor, dizem por aí.
A fascinação pelo humor do Monty Python era tão grande que o curitibano radicado em Guarapuava resolveu pesquisar sobre a trupe. Mas havia poucas informações em português. Assim, Carneiro tomou pra si a tarefa de produzir material em nossa língua e divulgar na internet. Em 16 de fevereiro de 2013, ele criou o site O Ministro do Andar Tolo (CLIQUE AQUI).
No entanto, o jornalista sentia necessidade de se aprofundar ainda mais no universo pythonesco, pois a cada momento ele descobria novas informações sobre o grupo. Somente um livro poderia resolver a situação. Por isso, há cinco anos, Carneiro começou a desenvolver sua pesquisa e, em 2018, finalizou a obra A História (Quase) Definitiva de Monty Python (ed. Viseu).
Porque site é aquela coisa: quanto menos texto, melhor, diz o autor, em entrevista ao CORREIO. Segundo ele, o formato do livro permite um conteúdo mais aprofundado e amplo. A partir dos anos de 2013/2014, o pesquisador começou a reunir o material que seria utilizado no futuro livro. Aliás, ele notou naquela época que não havia uma obra impressa em português e feita por um brasileiro sobre o Monty Python. Taí a minha porta aberta, explicando que o fã pythonesco dispõe de poucas fontes de pesquisa em terras tupiniquins.
Nesta quinta-feira (7 fevereiro), Carneiro lança oficialmente A História (Quase) Definitiva de Monty Python, uma obra inédita que supre a ausência de bibliografia sobre a trupe britânica no mercado nacional. A noite de autógrafos será na Gato Preto – Discos e Livros (rua Azevedo Portugal, 1.362), a partir de 18h30, com entrada gratuita.
COLABORAÇÃO
Para tornar possível a publicação de seu livro, o autor lançou mão de uma campanha de financiamento coletivo na internet em 2018. Durante um período de tempo, qualquer pessoa pôde colaborar financeiramente com o projeto no site Catarse, posteriormente recebendo em troca recompensas (brindes) e, claro, o livro impresso.
Carneiro avalia como uma experiência maravilhosa. Vou fazer uma ‘denúncia’: a campanha que a gente faz no Catarse (e dá certo) atiça a gente pra fazer mais campanhas, adiantando que podem surgir novos livros sobre o Monty Python.
Mas um dos principais saldos da campanha de financiamento foi confirmar a grande base de fãs pythonescos no Brasil.
ESTILO
Para falar de um grupo notabilizado pelo humor fora de série, o autor Thiago Meister Carneiro tentou emular o estilo pythonesco na escrita do livro, mas sem deixar de lado o rigor da pesquisa e a correção das informações. Não fazer uma coisa pythonesca, pois poderia assustar o leitor que não tem tanta intimidade com o assunto, destacando que também não queria fazer algo tão sério e acadêmico. Eu dosei um pouquinho de cada.
Ao final do processo de escrita, o jornalista chegou à versão final, que ficou do jeito que ele queria: capítulos curtos, linguagem direta e narrativa em 1ª pessoa. Eu tenho mania de ler no ônibus, no trajeto casa/trabalho. Assim, eu gosto de capítulos pequenos e pensei no leitor que vai ler no ônibus.
ENTENDA
O grupo de humor Monty Python surgiu em 1969 com a junção dos seguintes comediantes: John Cleese, Terry Jones, Michael Palin, Terry Gilliam, Eric Idle e Graham Chapman. A trupe é muito conhecida no Brasil por filmes como Em busca do cálice sagrado (1975).
Um dos sonhos de Thiago Carneiro é de que o seu livro chegue às mãos dos integrantes ainda vivos (Chapman faleceu em 1989). Eu estou trabalhando nessa ideia, diz.
SERVIÇO
Para quem não participou da campanha do Catarse, o livro A História (Quase) Definitiva de Monty Python (2018) está à venda no site da Carneiro Verde (CLIQUE AQUI) e, em Guarapuava, na Gato Preto – Discos e Livros (rua Azevedo Portugal, 1.362).
*********Versão em vídeo da entrevista: