Álbum paranaense do Gralha vence HQMIX

O livro paranaense O Gralha – Artbook (2015) venceu a categoria Publicação Independente de Grupo do tradicional Troféu HQMIX, uma

O livro paranaense O Gralha – Artbook (2015) venceu a categoria Publicação Independente de Grupo do tradicional Troféu HQMIX, uma espécie de Oscar dos quadrinhos no Brasil. O resultado da 28ª edição foi divulgado no início da tarde desta segunda-feira (15).

É gratificante, pois deu uma trabalheira danada fazer o livro e o resgate do material, diz um dos organizadores de O Gralha – Artbook, Antonio Eder. Junto com Leonardo Melo (Clássicos Revisitados) e Gian Danton (A insólita família Titã), Antonio pesquisou e resgatou material relacionado ao Gralha, personagem criado nos anos de 1990 por um grupo de nove artistas em Curitiba.

Por ser um trabalho muito regional, eu sinceramente não esperava vencer o HQMIX. Por isso, foi uma boa surpresa esse resultado, destaca Antonio, acrescentando que o livro é um trabalho sobre a cultura gráfica paranaense.

Em 2016, O Gralha vai completar 20 anos de existência. Como um dos criadores do super-herói, Antonio avalia que o prêmio pode impulsionar novas publicações e projetos estrelados pelo personagem.

13923769_1786083174948602_7720823319519259040_o
Antonio Eder participou da GorpaCon 2016 (Assessoria)

No ano que vem, a gente vai lançar um álbum em quadrinhos com histórias inéditas do Gralha. Os roteiros já estão prontos; só faltam os desenhistas, revela o quadrinista, em primeira mão ao CORREIO. O material deve ser lançado no Festival Internacional de Quadrinhos (FIQ), em Belo Horizonte.

Aliás, o quadrinista participou da GorpaCon 2016, em Guarapuava, neste fim de semana (dias 13 e 14). Durante a convenção de cultura nerd, ele divulgou O Gralha – Artbook; e ainda trouxe duas publicações recentes envolvendo o herói das araucárias: As Histórias Perdidas do Capitão Gralha e Francisco Iwerten – biografia de uma lenda.

CATARSE
Publicação independente, O Gralha – Artbook só se tornou possível graças aos internautas, que colaboraram no ano passado em uma espécie de vaquinha virtual para que o projeto saísse do papel.

capa_gralha_artbook-600x600

Na verdade, esse prêmio não é meu. Esse reconhecimento é de todos que acreditaram no Gralha e ajudaram na confecção do livro. Principalmente porque mostra que o personagem ainda tem força no mercado.

Para Antonio, plataformas de financiamento coletivo tornam possível a viabilização de projetos culturais no país.

Ao contrário de livros no mesmo formato, o artbook do Gralha não tem apenas ilustrações. O álbum tem ideias, quadrinhos, projetos de animação e muitas outras curiosidades desenvolvidas ao longo de 18 anos do personagem.

PREMIAÇÃO
Os artistas e publicações que se destacaram em 2015 no mercado brasileiro serão premiados pelo Troféu HQMIX no dia 3 de setembro (sábado), a partir das 19 horas, no teatro do Sesc Pompeia. Será uma festa destinada aos apreciadores da arte, que contarão, durante o evento, com a apresentação do jornalista Serginho Groisman, intervenções do Quarteto do Programa do Jô e a performance do DJ MZK na discotecagem.

imagem01_copy

Os ganhadores do prêmio foram escolhidos entre os mais de 2 mil lançamentos da área dos quadrinhos, em 2015, votados por desenhistas, professores, pesquisadores e jornalistas brasileiros, por meio da Associação dos Cartunistas do Brasil (ACB) e do Instituto Memorial de Artes Gráficas do Brasil (IMAG).

A cada ano, a estatueta do troféu é modificada, para homenagear um grande personagem dos quadrinhos e do Humor Gráfico brasileiro. Neste ano, o artista plástico Olintho Tahara esculpiu a personagem Super-Mãe, de Ziraldo.

Na entrega do troféu, Alice Takeda será homenageada como diretora de arte de um estúdio de quadrinhos – a profissional trabalha há mais de 40 anos no Estúdio Mauricio de Sousa, em que comanda mais de 100 desenhistas e roteiristas para a produção de cerca de uma revista por dia.

14053804_1759036411049017_7166070825312852210_o
A personagem homenageada nesse ano é a SUPER-MÃE do Ziraldo (Reprodução)

Também será homenageada, como Grande Mestre dos Quadrinhos, a desenhista Eva Furnari.

Como Grande Contribuição para a imagem dos quadrinhos no Brasil, o cartunista MAXX e seu grupo Super-Heróis da Alegria, que visitam hospitais vestidos de super-heróis para alegrar, principalmente, as crianças doentes, terá seu reconhecimento com o troféu. MAXX perdeu uma perna e a mobilidade de sua mão direita em um acidente de moto, e saiu da depressão com esse projeto.

COMISSÃO
A Comissão Organizadora do 28º Troféu HQMIX é composta pelos profissionais Gualberto Costa e JAL (presidentes), Benedito Nicolau, Cristina Merlo, Daniela Baptista, Edson Diogo, Nobu Chinen, Silvio Alexandre, Sonia M. Bibe Luyten, Waldomiro Vergueiro e Will.

O TROFÉU
O Troféu HQMIX foi criado em 1988, pela dupla JAL e Gualberto Costa, no programa TV MIX, da TV Gazeta. O prêmio logo foi apadrinhado pelo então apresentador do programa, Serginho Groisman. A votação nacional é feita pela categoria dos desenhistas de HQs e Humor Gráfico, por meio da Associação dos Cartunistas do Brasil (ACB) e do Instituto Memorial das Artes Gráficas do Brasil (IMAG).

albunsa

LISTA DE PREMIADOS
Desenhista Nacional
Rogério Coelho (Graphic MSP Louco – Fuga e O Barco dos Sonhos) – Panini e Positivo

Roteirista Nacional
Lillo Parra (Descobrindo o Novo Mundo e La Dansarina) – Nemo e Quadro a Quadro

Novo Talento Desenhista
Camila Torrano (Fábulas e Spam) – Zarabatana

Novo Talento Roteirista
Zé Wellington (Steampunk Ladies – Vingança a Vapor) – Draco

Colorista/Arte-Finalista
Cris Peter (Casanova – Avaritia VOL 3, Pétalas e Projeto Manhattan – Volume 1) – Panini, Marsupial/Jupati e Devir Publicação

Infantil
Chico Bento 2ª Série – # 1, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8 – Panini

Publicação Juvenil
Graphic MSP Turma da Mônica – Lições – Panini

Publicação de Clássico
Zodiako Premium – Opera Graphica

Publicação de Humor
Guia Culinário do Falido em Quadrinhos – Balão

Publicação de Humor Gráfico
Ah, como era boa a Ditadura… – Quadrinhos na Cia

Publicação Mix
O Rei Amarelo em quadrinhos – Draco

Publicação de Aventura, Terror e Fantasia
Lavagem – Mino

Edição Especial Nacional
La Dansarina – Quadro a Quadro

Edição Especial Estrangeira
Pílulas azuis – Nemo

Minissérie (empate)
Ditadura no Ar #4 – Independente
Pátria Armada # 1, 2 – Instituto HQ

Publicação Independente de Autor
Beco do Rosário Vol 1 – Independente

Publicação Independente Edição Única
Uma Aventura de Verne & Mauá – Mil Léguas Transamazônicas – Independente

Publicação Independente de Grupo
O Gralha – Artbook – Independente

Publicação Erótica
Caravaggio – A Morte da Virgem – Veneta

Especial Manga
Quack – Patadas Voadoras – Draco

Livro Teórico
Imageria – O nascimento das histórias em quadrinhos por Rogério de Campos – Veneta

Publicação de Tiras
Will Tirando N° 1 – Independente

Projeto Editorial
O Fabuloso Quadrinho Brasileiro de 2015 – Independente

Evento
2º Comic Con Experience – 2015 – São Paulo

Exposição
Exposição Beco do Rosário – Galeria Hipotética – Porto Alegre/RS

Adaptação para outra Linguagem
Beladona, de Ana Recalde e Denis Mello – Projeto Cena HQ (Teatro) – Quadrinhofilia e Vigor Mortis

Adaptação para os Quadrinhos
Dois Irmãos – Quadrinhos na Cia

Destaque Internacional
Marcello Quintanilha (Tungstênio e Talco de vidro) – Editora Polvo

Editora do Ano
MINO

Web Tiras
http://ryotiras.com/

Web Quadrinhos
http://www.quadrinhosacidos.com.br

Grande Mestre dos Quadrinhos
Eva Furnari

Grande Contribuição
Maxx e os Super-Heróis da Alegria

Grande Homenagem
Alice Takeda – diretora de arte dos Estúdios Mauricio de Sousa

Texto: Cristiano Martinez, com assessoria
Foto (capa): Reprodução