A verdade das mentiras

Antes de O Gralha, havia o Capitão Gralha. Até um tempo atrás, sabia-se que as origens de um dos maiores

Antes de O Gralha, havia o Capitão Gralha. Até um tempo atrás, sabia-se que as origens de um dos maiores heróis dos gibis paranaenses estavam ligadas ao quadrinista curitibano Francisco Iwerten. Era uma história obscura que começou nos anos de 1940 e foi resgatada na década de 90 por um grupo de jovens artistas.

Mas você realmente conhece a gênese de O Gralha? O livro Francisco Iwerten – biografia de uma lenda (2016, ed. Quadrinhópole) se propõe a contar de maneira detalhada tudo isso.

Escrita por Gian Danton e Antonio Eder, a obra revela que Iwerten e seu personagem Capitão Gralha (o suposto antecessor de O Gralha) nunca existiram. O quadrinista, que teria criado o herói nos anos de 1940, não passava de um estratagema editorial; mas isso não impediu que a criatura perdesse o controle, ganhando prêmio, fama e quase homenagem em escola de samba.

01 (4)
O tal ‘quadrinista curitibano Francisco Iwerten’

Danton e Eder fizeram parte do tal grupo de jovens artistas que criou O Gralha e toda essa mitologia que perdurou como real durante décadas; até que foi revelada há alguns anos.

ESTRUTURA
O livro é do tipo vira-vira, com dois lados que se completam. Na primeira parte, é contada a biografia fictícia de Iwerten como se ele de fato tivesse existido, sua vida, seus anseios, as inspirações para o Capitão Gralha e as dificuldades com a concorrência dos quadrinhos americanos e a perseguição local contra seu personagem.

No outro lado, é contada a história real, com o contexto da criação de Iwerten e as consequências da história fake, que, de uma brincadeira para dar verossimilhança ao personagem Gralha, escapou do controle de seus autores e se tornou muito maior do que cada um poderia esperar. A lenda Iwerten cresceu tanto que se chegou a dizer que ele foi um dos criadores do Batman.

01 (3)
Capa que representa a outra metade do livro

CAPAS
Um dos destaques do livro são as capas criadas por JJ Marreiro. No lado A história do Capitão Gralha, Iwerten aparece em sua prancheta, ilustrando o capitão e tendo seus quadrinhos ao fundo.

No outro lado, em que se conta a história por trás da lenda, Iwerten aparece dentro dos próprios quadrinhos, sendo desenhado por uma mão em estilo realista. As capas representam os dois aspectos abordados na obra: Iwerten como autor e Iwerten como personagem.

O livro traz ainda o processo de criação visual de Iwerten, feita por JJ Marreiro e Fernando Lima a partir de manipulação digital de fotos antigas.

01 (2)

AUTORES
Danton e Eder estarão em Guarapuava, para participar da GorpaCon 2016, maior evento de cultura nerd do Centro-Sul do Paraná. A convenção será nos dias 13 e 14 de agosto deste ano, das 13 às 20 horas, na Faculdade Guairacá, com entrada franca.

O livro integra a pesquisa de doutorado em Arte e Cultura Visual de Gian Danton, realizada na FAV-UFG, sob a orientação do professor doutor Edgar Franco.

13340044_10154136837353991_2745404127004429745_o
Gian Danton e Antonio Eder (Montagem/Arquivo Pessoal)

SERVIÇO
Francisco Iwerten – biografia de uma lenda (2016, ed. Quadrinhópole) está em pré-venda, com preço promocional de R$ 14 (frete incluso) até a próxima sexta-feira (29). O material pode ser encomendado por e-mail ([email protected]).

****Com informações de assessoria
Fotos: Arquivo Pessoal/Capitão Gralha
Capa: Reprodução/JJ Marreiro