Setran lança campanha Maio Amarelo 2022 em Guarapuava

Com blitz e projeto em escolas, a Secretaria de Trânsito e Transporte vai orientar motoristas e pedestres sobre a responsabilidade no trânsito para diminuir acidentes

A Secretaria de Trânsito e Transportes (Setran) de Guarapuava lançou na manhã de terça-feira (3 mai 2022) a campanha Maio Amarelo 2022, uma ação anual que visa a orientação de todos os envolvidos no trânsito para a diminuição de acidentes.

Com a presença do prefeito de Guarapuava, Celso Góes, e de representantes das forças e do conselho de segurança, o secretário Adalberto José Ribeiro de Campos destacou o objetivo da campanha, quais ações serão realizadas e sobre a importância da fiscalização.

“O objetivo principal da campanha do Maio Amarelo é levar para a população a questão dos acidentes no trânsito. É conscientizar a população que a responsabilidade é de cada um de nós. E esse tema ‘juntos salvamos vidas’ é justamente para mostrar para toda a população que a responsabilidade é de cada um de nós. É responsabilidade do pedestre, do motorista, de toda a sociedade diminuir esses acidentes e mortes no trânsito que vem acontecendo”, afirma o secretário.

Conforme Adalberto, o trabalho da secretária em relação ao tema é desenvolvido o ano todo através de um projeto de conscientização nas escolas. A gente trabalha a conscientização dos alunos desde o início da pré-adolescência. É para ele entender como funciona o trânsito. Mesmo que amanhã ele não seja o motorista, ele vai saber se comportar no trânsito. Porque os atores somos todos nós no trânsito”, explica.

BLITZ EDUCATIVA
Além do projeto nas escolas, a Setran também vai promover blitz educativas em vários cruzamentos da cidade. A dinâmica consiste na abordagem dos condutores e na entrega e explicação de materiais educativos sobre o comportamento deles nas vias.

“A maioria dos acidentes de trânsito e a maioria das vezes estatísticas mostram que é o comportamento do motorista que gera o acidente. Não é aquele cruzamento que é perigoso, como se diz no senso comum. O cruzamento não é perigoso, perigoso é o comportamento do motorista naquele cruzamento. Quanto mais dificuldade o motorista tem num cruzamento ele tem que ter mais cuidado e isso vai evitar os acidentes”.

No evento, a Setran destacou alguns dados sobre o trânsito em Guarapuava e o que chama atenção é o aumento de veículos que circulam pelo município. Segundo a pasta, de 2011 para 2022 houve um aumento de 75% nos automóveis em Guarapuava, saltando de 69.683 para 121.820.

Secretário Adalberto José Ribeiro de Campos (Foto: Redação)

LOMBADAS
A Prefeitura de Guarapuava iniciou a instalação de lombadas eletrônicas em diversos pontos do município, como forma de aumentar a segurança nas ruas com a diminuição de velocidade dos veículos. No entanto, o equipamento gera multas em caso de descumprimento e isso tem gerado reclamações por parte dos condutores.

“Os dados que a gente tem hoje apontam que com a fiscalização eletrônica houve uma diminuição muito significativa [de acidentes]. Nos últimos dezoito meses anteriores à implantação dos radares nesses pontos nós tivemos dez acidentes e após a colocação dos radares, que agora no mês de abril fez trinta e dois meses, nós tivemos apenas um acidente nesses cinco pontos onde foram instalados os radares. Então, está provado que a fiscalização eletrônica ajuda e muito a questão da diminuição de acidentes e, com isso, a gente salva vidas”.

Adalberto também reiterou que o objetivo não é a arrecadação de valores por multas. “O objetivo é salvar vidas, até porque dinheiro nenhum paga uma vida”. As lombadas ainda estão sendo instaladas e devem passar por alguns processos como de sinalização e aferição pelo Inmetro.