Fortes chuvas causam estragos na região de Guarapuava
Segundo o 12° GB, foram feitos atendimentos em Guarapuava, Laranjeiras do Sul, Candói, Pinhão, Cantagalo e Pitanga
A região de Guarapuava foi atingida por uma forte chuva na tarde de segunda-feira (4). O avanço de uma frente fria pelo Sul do Brasil deixou o tempo instável neste começo de semana, e tempestades ocorreram em várias regiões do Paraná.
De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), foram registradas rajadas próximas a 90 km/h nas regiões Centro-Sul e Sudeste. Devido à ocorrência de vento e chuva, o 12° Grupamento de Bombeiros (GB) registrou uma série de estragos em vários municípios.
Em Guarapuava, até a noite de segunda, foram atendidos três destelhamentos e uma queda de árvore em Entre Rios. Inclusive, a Energisa Sul-Sudeste divulgou uma nota apontando que, com a queda de objetos na rede elétrica, houve impacto no fornecimento de energia.
“Com a força dos ventos, galhos, árvores, telhas e outros objetos foram lançados sobre a rede elétrica”, disse a empresa.
Em Laranjeiras do Sul, o Corpo de Bombeiros registrou uma queda de árvore e detalhamento em nove resistências; já no município de Candói, foi necessário fazer corte de árvores na BR-373, em duas estradas rurais, e na comunidade São Pedro. Também houve destelhamento em dez casas.
Os dados preliminares do 12° GB ainda indicam que Pinhão e Pitanga tiveram ocorrências de destelhamento na tarde de segunda. Em Cantagalo, o vendaval ocasionou a queda de uma araucária sobre uma residência no domingo (3).