Turvo está com alto índice de infestação do mosquito da Dengue
Neste sábado (19) ocorre um mutirão de limpeza e conscientização na área central da cidade, local com maior incidência do Aedes Aegypti
A Secretaria Municipal de Saúde de Turvo, junto com a Divisão de Vigilância Sanitária Ambiental e Saúde do Trabalhador (DVSAT), alerta a população para o aumento dos focos de dengue na cidade.
Atualmente, o município está com alto índice de infestação pelo mosquito Aedes Aegypti, transmissor de doenças como dengue, zika, febre amarela e chikungunya.
A equipe está diariamente fazendo visitas para a orientação, fiscalização e coleta de amostras dos possíveis criadouros dos mosquitos, e convoca a todos a tomar medidas protetivas contra a dengue, como vistoriar seu quintal ao menos uma vez por semana, remover qualquer tipo de recipiente da sua casa que possa acumular água e verificar as calhas nos telhados e valas com água.
No sábado (19) a Pasta de Saúde e Divisão de Vigilância realizarão um mutirão de limpeza e conscientização na área central do município, onde se encontra a maior infestação do mosquito.
Confira algumas dicas de proteção para evitar a transmissão do vírus:
- Virar garrafas com a boca para baixo;
- Colocar terra nos pratos das plantas;
- Guardar pneus abrigados da chuva, pois são o ambiente perfeito para o desenvolvimento de mosquitos;
- Cobrir sempre a caixa d’água;
- Manter o quintal sem poça de água parada;
- Cobrir as piscinas.
Consulte imediatamente se apresentar os sintomas de febre alta (39º a 40ºC) de início abrupto, com duração de dois a sete dias, associada à dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo, manchas pelo corpo, perda de apetite, náuseas e vômitos.
Caso você conheça algum lugar com possíveis criadouros (lixo acumulado, potes, pneus e construções em andamentos), informe a vigilância sanitária através do número 3642-1692.
***Assessoria/Pref. de Turvo com edição