Pitanga, uma cidade com muito a se conhecer

Além das belezas naturais, o turismo de eventos tem se destacado e vem atraindo visitantes para o município

Um dos pontos mais históricos e conhecidos em Pitanga é o Caminho do Peabiru, uma antiga rota indígena criada pelos índios guaranis e que foi usada para fazer o trajeto do litoral brasileiro à cordilheira dos Andes no Peru. No Brasil, o caminho passa por cidades paranaenses, de São Paulo e Santa Catarina.

Outro ponto procurado para visitação é o Olho D’água São João Maria, um dos locais pelo qual o monge João Maria teria estado. Segundo a crença dos moradores mais antigos, a água tem o poder de cura. Em 2021, um investimento de mais de R$ 724 mil foi feito para calçamento poliédrico no trecho que liga a PR 466 ao olho d’água. A melhoria visa incentivar o turismo religioso.

Entretanto, há muito mais a ser visto e vivido em Pitanga, como as belezas naturais e os diversos eventos a nível nacional e internacional que fomentam o turismo local.

Em entrevista ao CORREIO para este especial, o diretor de eventos e turismo do município, Charlie Fernando Martins, comentou sobre a diversidade de opções que os visitantes têm e a agenda cultural para este ano. “Nós temos atrativos naturais como cachoeiras, trilhas e as propriedades rurais. Mas, o grande potencial que nós temos é o turismo de eventos em diversos segmentos”, afirma.

Entre os eventos citados, estão os encontros de motociclismo e um deles, o “Moto Pitanga”, será realizado em fevereiro e vai reunir motociclistas de diversas cidades do Brasil.

CICLOTURISMO

De acordo com Charlie, os praticantes de ciclismo também têm procurado cada vez mais as trilhas do município, e o diretor vê o cicloturismo como mais um importante nicho a ser explorado.

Inclusive, Pitanga abriga no fim de janeiro uma etapa do programa Pedala Paraná, que terá como circuito o Caminho do Peabiru. As trilhas vêm recebendo um cuidado especial e abrindo espaço para outras formas de turismo, como o rural e ecológico.

“A gente faz a manutenção da trilha, ela passa por algumas propriedades particulares, mas lá vai ser uma trilha permanente. Ela está sendo sinalizada e os pontos de apoio estarão exatamente nas propriedades que também são atrativos”, explica o diretor.

Foto: Departamento de Turismo de Pitanga

NATUREZA

Para os turistas que buscam contato com a natureza e querem conhecer as belezas naturais de Pitanga, são muitas opções de cachoeiras, cerca de 52, conforme o Departamento de Turismo. 

“A gente tem recebido visitantes de vários lugares, principalmente na busca por cachoeiras, por trilhas, pela questão do turismo rural mesmo. Por um café, um almoço, uma refeição rural, algo diferente. E nisso nós somos privilegiados, e um dos pontos principais do turismo rural é a acolhida, a recepção dos proprietários”, comenta.

EVENTOS

Ainda ligado à natureza, um dos eventos mais importantes no calendário do município é a Caminhada Internacional da Natureza que reúne pessoas de diversos lugares. Com data para o primeiro domingo de agosto, a Caminhada proporciona o contato com a mata, cachoeiras e muitas belezas naturais ao longo dos mais de 10 quilômetros.

Charlie também aponta o turismo cultural como sendo um ponto forte. Neste, cita a tradicional Festcentro, maior festa da região central do Paraná, e que reúne pessoas de diversas cidades durante os dias de evento.

“No turismo cultural vamos ter também o Festival Internacional de Dança Ucraniana. Vai ser no mês de dezembro e vamos receber dançarinos da Polônia, Rússia, Ucrânia, de diversos países e do Brasil todo”, finaliza.

Deixe um comentário