Pitanga entra em sistema de rodízio a partir desta quarta-feira (16)

Crise hídrica atinge a região e compromete de forma crítica mananciais que abastecem o município

A Sanepar implanta, a partir desta quarta-feira (16), rodízio no abastecimento de água em Pitanga. A medida é necessária devido à crise hídrica que o Paraná enfrenta há cerca de dois anos e que também atinge a região com estiagem intensa, que tem comprometido a vazão de mananciais e níveis de poços. A programação irá, a princípio, até o dia 3 de março, quinta-feira.

As manobras de fechamento do fornecimento de água serão implantadas em dias alternados para dois grupos de bairros, divididos em Área 1 e Área 2. A partir das 14 horas, será fechada a manobra para uma parte da cidade, com abertura na madrugada do próximo dia. No dia seguinte, é feito o mesmo procedimento com o outro grupo de bairros.

Equipes técnica e operacional acompanham e avaliam diariamente a produção de água, os níveis dos mananciais, os volumes de chuvas e o consumo para definir se o rodízio pode ser suspenso ou prorrogado.

A Sanepar está desenvolvendo estudos e projetos para ampliação do sistema de abastecimento de água de Pitanga. “A Prefeitura tem ciência de que a Sanepar já está trabalhando para implementar melhorias e soluções para o sistema de Pitanga, e neste momento é essencial que todos nós façamos nossa parte, colaborando com o uso racional da água tratada”, menciona o prefeito Maicol Geison Callegari Rodrigues.

USO INTELIGENTE

Em 22 de dezembro de 2022 o Governo do Paraná decretou, pela sexta vez desde 2020, a continuidade de emergência hídrica em todo o estado. Pelo decreto 9.989/21 permanecem a autorização para que companhias de saneamento implantem rodízio nas cidades onde o sistema de abastecimento está comprometido pela estiagem e a determinação de uso prioritário da água tratada para abastecimento público.

Para colaborar com o uso inteligente e econômico da água a Sanepar orienta que a população dê prioridade para alimentação e higiene pessoal. Limpezas mais pesadas devem ser feitas com água reaproveitada da máquina de lavar roupa. Deve-se evitar lavar carros, quintais e calçadas com água potável.

ORIENTAÇÕES

DIMINUIR O TEMPO DE BANHO – Para um chuveiro de vazão média de 6 litros de água por minuto, um banho de 10 minutos consome 60 litros de água. Diminua esse tempo para cinco minutos e economize 30 litros. Em uma casa com quatro pessoas, serão economizados 120 litros por dia. No final do mês, a economia será de 3.600 litros de água somente reduzindo pela metade o tempo do banho.

ESCOVAR OS DENTES E FAZER A BARBA – Mantenha a torneira fechada ao escovar os dentes e fazer a barba. Em apenas dois minutos de torneira aberta, você gasta em torno de 13 litros de água. Se abrir o mínimo a torneira, podem ser economizados cerca de 10 litros de água. Ao escovar os dentes três vezes ao dia, serão 30 litros economizados. Em um mês, uma única pessoa terá economizado 900 litros de água somente controlando a torneira na escovação. Não faça a barba durante o banho. Lembre-se de que 10 minutos de chuveiro ligado consomem no mínimo 60 litros de água.

VASO SANITÁRIO – As caixas de descarga acopladas ao vaso sanitário têm vazão de 6 litros por vez. Coloque dentro das caixas uma garrafa de embalagem PET de 1 litro com terra ou pedra ou água da máquina de lavar. Isso economizará um litro por descarga sem comprometer a eficiência. Considerando que uma pessoa utiliza o vaso sanitário em média quatro vezes ao dia, em uma casa com quatro pessoas serão economizados 16 litros de água. Em um mês são 480 litros de economia.

LAVAR LOUÇA – O ideal é acumular a louça. Empilhe e separe a louça do café e lave-a junto com a louça do almoço. Em média, uma torneira de pia de cozinha, funcionando 15 minutos, consome 120 litros de água. Ensaboe a louça com a torneira fechada. Se a economia for de 60 litros, em 30 dias serão 1.800 litros que deixam de ir pelo ralo.

REDUTOR DE ÁGUA – Uma peça de fácil instalação e que pode diminuir pela metade a quantidade de água que sai das torneiras. Conhecida nas lojas de material de construção como “redutor de vazão”, pode ser encontrada em diferentes modelos e kits. Os redutores são pequenos anéis que controlam a quantidade de água na saída das torneiras de banheiros, cozinhas e tanques. A instalação é simples e não requer contratação de encanador. Considerando o consumo médio da torneira de pia da cozinha, com 120 litros em 15 minutos, o uso do redutor pode trazer uma economia de, no mínimo, 50%. Ou seja, mais 1.800 litros em um mês.

LAVAR CARRO E CALÇADAS, NEM PENSAR! – Utilize a vassoura para limpar o quintal, a calçada ou as áreas comuns de prédios e empresas ou reutilize a água que sai da máquina de lavar roupa. Para se ter uma ideia, uma mangueira ligada por 15 minutos gasta 280 litros de água. Prefira um balde e um pano para limpar o carro.

VAZAMENTOS – Fique atento e conserte eventuais vazamentos na sua casa. Um furo de 2 mm em um cano de uma única casa pode desperdiçar 3.200 litros de água por mês. Uma torneira pingando uma gota a gata 5 segundos representa mais de 20 litros de água jogados fora em apenas um dia. Em um mês são 600 litros de água desperdiçados.

Em rodízios ou paradas de abastecimento, podem ficar sem água principalmente os clientes que não possuem caixa-d’água domiciliar. A Sanepar lembra que, de acordo com norma da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), cada imóvel deve ter caixa-d’água com capacidade para atender as necessidades dos moradores por, no mínimo, 24 horas. O reservatório domiciliar deve armazenar pelo menos 500 litros.

O Serviço de Atendimento ao Cliente Sanepar é feito pelo telefone 0800 200 0115. Ao ligar, tenha em mãos a conta de água ou o número de sua matrícula. Ao encontrar vazamentos na rua ou em vias públicas, avise imediatamente a Sanepar pelo telefone 0800 200 0115.

Para consultar esta e outras informações, use o aplicativo para celular Sanepar Mobile ou acesse sempre o site da Sanepar: www.sanepar.com.br.

Deixe um comentário