IV Tropeada Abrace Pitanga está percorrendo o município

De acordo com um dos organizadores, Antonio Marcos da Silva, a tropeada começou no dia 19 e se encerra no dia 28 de janeiro

Está ocorrendo em Pitanga desde o dia 19 de janeiro a IV Tropeada Abrace Pitanga, uma ação que está sendo realizada em comemoração ao aniversário do município. A tropeada encerra no dia 28.

Ao CORREIO, um dos organizadores, Antonio Marcos da Silva, comentou que além de comemorar os 78 anos de Pitanga, a tropeada tem o objetivo de levar cultura aos locais por onde estão passando. “Além de fazer amizades e conhecer mais o nosso município, os lugares turísticos do nosso município andando a cavalo, o objetivo é resgatar também a tradição”, conta.

Entre 150 a 200 tropeiros estão passando em volta do município pelas comunidades rurais. A última a receber o grupo será a Santa Bárbara. Conforme Antônio Marcos, os tropeiros foram muito importantes para o desenvolvimento da região. “Não só Pitanga, nosso Paraná, nosso Brasil foi com certeza desenvolvido em lombos de cavalos. Então, estamos resgatando a história, lembrando as tropeadas que faziam, não só de gado, mas também para levar porcos para Ponta Grossa, levavam também tocado a cavalo”, comenta Antonio.

Durante o trajeto estão sendo realizadas outras atividades como músicas culturais, palestras e missa crioula.