Coleta de lixo eletrônico dá início às ações para o mês do Meio Ambiente em Turvo
A campanha será de 6 a 10 de junho; a ação é desenvolvida pelo departamento de Meio Ambiente com a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Amigos da Natureza
Em comemoração ao mês do Meio Ambiente e o Dia Municipal da Araucária, celebrado no dia 5 de junho, a Secretaria de Meio Ambiente, Engenharia e Urbanismo de Turvo programou diversas ações em prol da preservação do planeta. A coleta de lixo eletrônico é a primeira delas.
O Departamento de Meio Ambiente em parceria com a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis Amigos da Natureza, está lançando a campanha para a coleta de resíduos eletrônicos, do dia 6 a 10 de junho. É possível entregar o lixo eletrônico durante a semana, no Departamento de Meio Ambiente, localizado no Paço Municipal.
No dia 07 de junho haverá ponto de coleta na praça municipal 31 de Outubro, na sede do município, e no dia 9 de junho a coleta será no Distrito de Faxinal da Boa vista, com o ponto de coleta na UBS da comunidade.
Confira os itens que serão coletados nessa campanha:
· Bateria;
· Cabos e fios;
· Calculadoras;
· Cameras fotograficas;
· Carregadores em geral;
· Celulares;
· Chuveiros;
· Computadores/notebooks;
· Controles;
· Ferro de passar;
· Freezer/geladeira.
Os equipamentos elétricos e eletrônicos possuem diversos componentes tóxicos em suas estruturas. Se descartados de maneira incorreta, esses resíduos podem contaminar o solo e os lençóis freáticos, colocando em risco a saúde pública. De acordo com o Centro de Tecnologia Mineral (CETEM), cerca de 70% dos metais pesados encontrados em lixões e aterros sanitários controlados são provenientes de equipamentos eletrônicos descartados incorretamente.
Quando descartados em lixos comuns e destinados a aterros sanitários, que não são adequados e preparados para receber esse tipo de material, com o passar do tempo e em contato com a água da chuva, gera o chorume que infiltra no solo, contaminando as águas superficiais e lençóis freáticos.
Os impactos causados pelos resíduos desse lixo podem atingir grandes áreas, pondo em risco a fauna e flora existentes no meio ambiente e tudo ao seu redor. Por esse motivo, o lixo eletrônico é considerado um dos maiores problemas ambientais no mundo.
Todos os rejeitos eletrônicos coletados serão destinados pela Associação de Catadores Amigos da Natureza, que é a responsável por fazer a destinação de todo material reciclável coletado pelo município de Turvo.
Como complemento das ações, será realizado também, a fixação de cartazes nos pontos comerciais da cidade e espaços públicos, sobre a Campanha de Conscientização da Água. No paço municipal, será feito exposições de placas com informações sobre a biodiversidade do município, e a secretaria realizará o plantio de mudas nativas no parque ambiental, que servirão para embelezar e colorir cada vez mais a cidade.
Ainda no mês de junho, será dado início a campanha de sustentabilidade Adote Uma Caneca, com o objetivo de reduzir o uso de copos descartáveis de plásticos, que além de serem prejudiciais a saúde, causam um impacto negativo em larga escala no meio ambiente, demorando cerca de 250 a 400 anos para se decompor.
***Assessoria de Turvo com edição