Centenas de lâmpadas são descartadas incorretamente em estrada rural de Prudentópolis
A secretária de Meio Ambiente recolheu os objetos e está tentando localizar e responsabilizar o infrator
A secretaria de Meio Ambiente de Prudentópolis recebeu uma denúncia no último domingo (16) de que centenas de lâmpadas haviam sido descartadas em uma estrada rural do município.
De acordo com a Pasta, o descarte incorreto ocorreu nas margens da estrada Aleluia em um trajeto de aproximadamente dois quilômetros.
O descarte incorreto deste material se enquadra como crime ambiental. As lâmpadas fluorescentes contêm mercúrio em sua composição e precisam ser descartadas em coletores especiais.
O Brasil possui a Lei nº12.305/10, mais conhecida como Política Nacional de Resíduos Sólidos, que estabelece que os fabricantes, importadores, distribuidores e comerciantes de lâmpadas fluorescentes, de vapor de sódio e mercúrio e de luz mista são obrigados a implantarem um serviço de logística reversa.
Além disso, deve cuidar da destinação final e ambientalmente correta desses produtos. Conforme a Secretaria, todas as devidas providências para localizar e responsabilizar os infratores estão sendo tomadas.
*** Com informações da assessoria de comunicação de Prudentópolis