Legislativo de Guarapuava inicia ano com indicações de melhorias na cidade

Os pedidos dos parlamentares guarapuavanos vão desde melhorias e manutenções em ruas até a instalação de novos equipamentos públicos

Os primeiros atos da Câmara de Vereadores de Guarapuava em 2022 foram duas sessões extraordinárias, realizadas no dia 12 de janeiro, para votação do Projeto de Lei (PL) 01/2022, que ratifica as alterações no Contrato de Consórcio que institui e regulamenta o Consórcio de Intergestores de Saúde da 5ª Regional de Saúde do Paraná (CIS5ª RS). 

Trata-se de um PL que acelera a abertura do Centro de Especialidades, e que foi encaminhado à Casa de Leis pela Prefeitura de Guarapuava. 

Mas, enquanto as sessões ordinárias não retornam, os edis têm feito algumas indicações de melhorias – sobretudo de infraestrutura – na cidade. Esse é um instrumento legislativo em que são solicitadas providências ao poder público.

Um exemplo é a Indicação 17/2022, assinada pelos vereadores Joel Barbosa (Solidariedade) e Gilson da Ambulância (Solidariedade), que pede o serviço de pintura no meio-fio na primeira raia da pista de atletismo do Campo Municipal, que fica anexo ao Ginásio Joaquim Prestes. 

“Esta é uma reivindicação de pessoas que utilizam aquele espaço para treinar, além de contribuir com o alto rendimento e a formação de novos atletas”, justificam os autores.

Já a Indicação 18/2022, do edil Sidão Oreiko (DEM), solicita a “execução de recapagem asfáltica na rua Alberto Martini”, que fica no bairro Conradinho. 

Segundo a justificativa do texto, moradores da região solicitaram as melhorias ao vereador, “pois esta rua está oferecendo grande transtorno aos moradores, pedestres e motoristas que trafegam na via pública.” 

EQUIPAMENTOS

Para além das solicitações de manutenção das cidade, os parlamentares têm posto em pauta a instalação de novos equipamentos públicos. 

O vereador Wilson Anciuti (PSL) pede, por meio da Indicação 12/2022, a construção de uma quadra de grama sintética, de uma Academia de Terceira Idade (ATI) e de um playground na Praça Juscelino Kubitschek, conhecida como “Praça da Unicentro”. É o espaço público localizado em frente ao campus Santa Cruz da instituição. 

“Estas benfeitorias e equipamentos são de grande interesse para a comunidade local e a todos que frequentam a praça buscando lazer”, argumenta o edil. 

Oreiko também pede à Prefeitura de Guarapuava, nas Indicações 6 e 9/2022, a instalação de “abrigo para ponto de ônibus” na rua Vereador Sebastião de Camargo Ribas, na altura do número 2.882, e na avenida Paraná, no número 434. 

As justificativas dos dois textos apontam que, novamente, a solicitação partiu da comunidade, já que o ponto “não possui uma cobertura adequada para os usuários”. 

TRÂMITE

Essas e outras indicações estão tramitando na Câmara de Vereadores antes de serem encaminhadas ao Poder Executivo. É possível acompanhar o andamento dos pedidos no site do Legislativo, assim como ter acesso à integra das solicitações. 

Até a manhã desta terça-feira (18), 22 indicações haviam sido protocoladas.

Deixe um comentário