Projeto prevê uso de energia solar em prédios públicos em Guarapuava

A expectativa é que o empreendimento ocorra apenas no ano que vem

A partir de uma parceria entre a prefeitura e a Fundação da Universidade Federal do Paraná (Funpar), o prefeito Celso Góes projeta que em cerca de um ano ocorra a instalação dos primeiros equipamentos na cidade.

Inicialmente, as bases de captação da energia devem ser instaladas em prédios públicos como o Paço Municipal, escolas, Unidades de Pronto Atendimento, Unidades Básicas de Saúde, rodoviária, quadras esportivas, etc. O objetivo é que os prédios produzam boa parte da energia consumida. A eletricidade excedente será direcionada para a iluminação pública. O projeto também prevê a análise e a busca da eficiência energética, por isso, as instalações de cada lâmpada, tomada ou ar condicionado devem ser revisadas.

“Esta parceria com a Funpar é uma consequência da modernização que Guarapuava vive nos últimos anos. É um momento único e precisamos seguir dando estes exemplos, nos consolidando cada vez mais”, disse o prefeito. 

Proposta de instalação de painéis solares nos prédios públicos municipais foi discutida na sede da Funpar. Foto: Secom

A instalação do sistema fotovoltaico também é um projeto no formato de Parceria Público Privada e passará por outras fases. Claudio Dantas, Consultor da Funpar em Eficiência Energética, diz que o processo ainda precisa esgotar três fases até ser implantado: a apresentação do caderno de engenharia, na sequência, a conclusão do caderno do estudo econômico/financeiro e, finalmente, o caderno jurídico.

Segundo o secretário de Planejamento e Urbanismo, Paulo Dirceu, que também acompanhou a reunião, projeta o empreendimento já no início do ano que vem. “De início vamos concentrar a captação nos prédios públicos, com retorno para a Iluminação pública, o que geraria uma economia muito grande ao município. Quem sabe, mais à frente, a gente possa estender este serviço a cidade toda, mas isso ainda não faz parte desta etapa de implantação”, finalizou. 

**********Informações da Secretaria de Comunicação (Secom), com alterações.

Deixe um comentário