Pedro Moraes assume presidência da Câmara de Vereadores de Guarapuava

A cerimônia de posse ocorre nesta quinta-feira (5); o jovem político será o mais jovem a se tornar chefe do legislativo municipal

A Câmara de Vereadores de Guarapuava passa, a partir desta quinta-feira (5), a oficialmente ter um novo presidente. Após 10 anos, o vereador João Carlos Gonçalves, o João Napoleão (Podemos), passa o cargo para Pedro Moraes (Republicanos), eleito em novembro pela Casa.

Na ocasião, Moraes teve 12 votos, vencendo outros dois candidatos, os vereadores Marcio Carneiro (Cidadania), que teve sete votos, e Nego Silvio (Podemos), com um. O novo presidente comandará a Câmara pelos próximos dois anos.

Em entrevista ao CORREIO, Pedro, que tem 36 anos, será o mais jovem a se tornar chefe do legislativo guarapuavano, comentou sobre o novo desafio e como espera contribuir comandando o legislativo. “Minha motivação foi entregar para a cidade aquilo que a cidade me deu de presente, que foram dois mandatos. Fiz um grande trabalho frente a Comissão de Saúde da Câmara, que ocasionou a parceria da Câmara com a construção do Hospital do Câncer, onde nós conseguimos, juntamente com o atual presidente João Napoleão, economizar todos os recursos da Câmara Municipal para investimento na saúde. Tudo isso fez com que a gente tivesse um bom relacionamento com todos os vereadores da legislatura passada, desta legislatura”, destacou.

Conforme Moraes, não havia uma intenção pessoal de colocar o nome na disputa, no entanto, o diálogo com os pares tornou o processo algo natural. “Foi um diálogo que iniciou com a bancada feminina, se você pegar, a bancada feminina sempre marcou oposição nas eleições. Nós construímos um grande diálogo com a bancada feminina e a bancada feminina abriu mão de marcar oposição para eleição da Câmara desde que eu fosse o candidato à presidência e aí nós conseguimos o apoio de 12 vereadores, incluindo o voto do atual presidente que está de saída”, contou sobre a articulação.

METAS
O jovem presidente chega com muitas ideias e vontade de promover mudanças e modernizar os trabalhos no legislativo municipal. Segundo Pedro Moraes, a transparência e a austeridade serão pontos fortes da gestão. Além disso, outros pontos são destacados pelo vereador. “A minha grande luta vai ser a TV Câmara em sinal aberto para que toda população tenha acesso às informações que acontecem na Câmara. Nós vamos ter uma diretoria de comunicação para estabelecer um diálogo com a imprensa. Fortalecer a procuradoria da mulher, nós vamos ter um departamento dentro da casa para atender as mulheres, vamos trabalhar na questão da ouvidoria da Câmara”, comentou.

A inovação também deve marcar presença no dia a dia da Câmara. De acordo com o novo presidente, a Casa já está conversando com entidades e com as universidades para criação de um aplicativo, uma espécie de gabinete virtual, onde o cidadão poderá apresentar suas demandas. A Câmara nos Bairros e a Câmara Mirim também devem ganhar forte atenção da gestão.

Em entrevista ao CORREIO, Pedro, que tem 36 anos, será o mais jovem a se tornar chefe do legislativo guarapuavano (Foto: Redação)

RELAÇÕES
Na vice-presidência da mesa estará João Napoleão, com quem Pedro garante que terá uma relação de muito respeito. O vereador lembrou que foi através da proximidade com a gestão de João que a Comissão de Saúde, da qual é presidente, conseguiu ajudar na reconstrução da imagem do Legislativo. “Nós não podemos menosprezar ou desprezar a experiência que ele teve na condução da casa, quando ele assumiu a casa há 10 anos, ele pegou a casa pegando fogo praticamente, com presidente preso, com a imagem da casa desgastada.

Pedro também destaca que a presidência terá uma relação de muita cordialidade com todas as entidades e setores e afirma que a Casa seguirá dando atenção ao setor da saúde. ‘Nós acreditamos que estamos virando uma página na história da saúde, hoje nós temos uma luta pela abertura efetiva do Hospital Regional, uma luta muito grande para que o Hospital do Câncer seja inaugurado nos próximos meses e seja referência não só estadual, mas nacional, temos a pauta do Instituto Virmond que nós precisamos muito dessa instituição e sabemos de toda a dificuldade que estão enfrentando”, aponta, garantindo que também terão a educação como prioridade.

Em relação ao Executivo, Moraes frisa que a relação com o prefeito será de muito respeito e que manterá sua independência. “Nós torcemos a favor de Guarapuava, nós temos mais dois anos de administração do prefeito Celso Góes, dois anos nosso na presidência da Câmara. “Nós queremos agilizar os processos que são importantes para Guarapuava, transparência na tramitação dos projetos, independência do poder, mas respeito com o trabalho do prefeito Celso. Nós estamos comprometidos com o desenvolvimento de Guarapuava. Queremos rever o processo legislativo para que a gente tenha agilidade nas pautas, mas com discussão”, comentou.

Por fim, o vereador disse que não haverá revanchismo político e que é preciso estabelecer pontes com o governo federal, estadual, juntamente com o executivo e com os deputados federais e estaduais alinhados a Guarapuava. “Minha presidência vai ser de independência, independência e respeito ao poder executivo. Acabou a política, acabou a ideia do revanchismo. Já conversei com todos os vereadores que não votaram em mim, com os dois candidatos que foram concorrentes na eleição e a gente quer que todos sentem na mesma mesa, independente de partido político, de esquerda, de direita”.

Deixe um comentário