Obras do Eixo da Integração em Guarapuava ultrapassam 90% de sua construção

De acordo com o prefeito Celso Góes, os trabalhos da Avenida Beira Rio devem ser concluídos até o fim de junho. A maior obra viária da Prefeitura de Guarapuava nas últimas décadas, permite uma conexão segura, moderna e rápida entre as rodovias PR-466 e BR-277, ligando dois dos mais importantes Bairros; Industrial e Vila Carli

Referência para o Paraná e o Brasil nas mais distintas áreas, Guarapuava, nos últimos anos, se tornou um verdadeiro canteiro de obras, com destaque para a mobilidade, acessibilidade e respeito às pessoas.

Neste contexto, destaca-se o Eixo da Integração, um projeto ousado que foi pensado minuciosamente para atender aos mais rígidos critérios, tanto técnicos quanto de arquitetura e urbanismo.

A construção da Avenida Beira Rio é um exemplo disso. A obra, que faz parte do Eixo da Integração, permite uma conexão segura, moderna e rápida entre as rodovias PR-466 e BR-277, ligando dois dos mais importantes Bairros de Guarapuava, o Industrial e a Vila Carli.

De acordo com o prefeito Celso Góes, as obras do Eixo da Integração ultrapassaram os noventa por cento de sua construção. Celso reitera ainda, que até o fim do mês de junho os trabalhos devem ser concluídos, a depender das condições climáticas.

A construção da Avenida atende a uma demanda necessária no Município, porque, além de beneficiar a população do entorno com a revitalização de toda a região, o Eixo da Integração oferece ainda, segurança para quem está de passagem pela cidade, e dignidade para quem mora nas imediações. A valorização dos imóveis nos dois Bairros (Vila Carli e Industrial) já é um fato.

“O Eixo da Integração não será apenas mais uma das tantas obras executadas em nossa cidade, mas sim, um trabalho de grande porte em se tratando de infraestrutura urbana e modernidade no Município. Além de garantir melhoria na circulação da população do entorno, principalmente nos Bairros Industrial e Vila Carli, daremos mais segurança às pessoas que atravessam as rodovias diariamente. Este é um trabalho de conexão entre a PR-466 e a BR-277. Isto reforça nosso compromisso para com a população que precisa e merece todas as melhorias e implantação de recursos que facilitem a mobilidade. A valorização dos imóveis no entorno já é um fato. Temos orgulho de executar esta obra tão importante para nosso Município”, evidenciou Celso Góes.

A secretária de Obras de Guarapuava, Jacqueline Satiko Tsuji, explicou que o Eixo da Integração será um trabalho de grande impacto em se tratando de mobilidade e qualidade de vida da população. Ela ressalta que além da construção da Avenida, a região do entorno receberá muitos benefícios. Jacqueline considera que promover o bem-estar da comunidade é motivo de satisfação para todos que atuam na administração municipal.

“Estamos com noventa por cento da obra concluída e devemos entregar este trabalho à população até o fim do mês de junho, como disse o prefeito. Este é um momento muito importante e de alegria para todos os envolvidos neste grandioso projeto. Quando assumi este trabalho na Secretaria de Obras, analisei pendências e alguns documentos que estavam faltando. As pendências eram em relação à interpretação do projeto. Tudo foi sanado junto à construtora responsável pela execução dos serviços. Hoje, observar que a avenida está em fase de conclusão é muito satisfatório, uma vez que eu sei o quão significativo é este projeto não só para os moradores da região, mas sim, para toda a população de Guarapuava”, pontuou Jacqueline.

O engenheiro civil da Prefeitura de Guarapuava, lotado na Secretaria de Obras, José Elias Sydor, que é responsável pelo projeto do Eixo da Integração, falou da importância que este trabalho tem para o Município, uma vez que promove a mobilidade urbana para todos, além de levar dignidade e respeito para as pessoas que moram naquela região.

“O Eixo da Integração, no qual a Avenida Beira Rio está inserida, não se limita a ser uma obra de pavimentação apenas, mas sim, a maior intervenção viária da história da cidade. Mais do que ligar os eixos norte e sul, desde o Bairro Cidade dos Lagos, Industrial e Vila Carli, até a Avenida Professor Pedro Carli, a construção da Avenida representa a materialização da integração urbana e do desenvolvimento em sua forma mais expressiva. Além da melhora na fluidez do trânsito, o conceito deste trabalho ultrapassa os aspectos físicos e de funcionalidade e transforma a paisagem urbana de Guarapuava. Esta é, sem dúvida, uma das maiores obras realizadas nos últimos anos”, sublinhou Sydor.

O engenheiro fala ainda dos cuidados com os investimentos, uma vez que os recursos de R$ 4.740.947,15, foram viabilizados pela Caixa Econômica Federal e sua aplicação precisa ser detalhada, uma vez que a transparência é fundamental e necessária em todas as esferas públicas.

“Tanto do ponto de vista técnico, quanto em se tratando de transparência, os recursos públicos precisam ser usados com cautela, sempre com base em estudos e planejamento. Atualmente a obra está em sua fase final. Nos próximos dias a Prefeitura deverá entregar este trabalho moderno à população. Eu reforço que o Eixo da Integração representa uma verdadeira transformação e mostra que quando uma administração pensa coletivamente, os resultados são sempre os melhores”, discorreu Sydor.

Foto: Secom

DETALHES DA OBRAS E BENEFÍCIOS

  • Pista dupla: Fluidez e segurança para todos os usuários, reduzindo significativamente o tempo de viagem e o estresse no trânsito.
  • Canteiro central: Área verde divide e harmoniza o fluxo, proporcionando um ambiente mais agradável.
  • Calçadas amplas e convidativas: Espaços seguros e confortáveis para caminhadas, atividades físicas e contemplação da paisagem urbana.
  • Largura de 24 metros: Uma via de proporções generosas que garante fluidez e organização para o tráfego, mesmo em horários de pico.
  • Extensão de um quilômetro e meio: Conexão que aproxima os bairros, facilitando o acesso a serviços, comércio e à indústria.
  • Conforto e segurança: Uma via moderna, segura e iluminada, garantindo tranquilidade para pedestres, ciclistas e motoristas.
  • Conexão Norte-Sul: Integração e fluidez para os bairros, facilitando o deslocamento e impulsionando a interação entre as comunidades.
  • Redução do congestionamento e seus impactos negativos: Diminuição do tempo de espera no trânsito, especialmente nos horários de pico, proporcionando maior produtividade para os usuários.
  • Desenvolvimento urbano: A modernização da malha viária atua como um catalisador para a economia, atraindo investimentos e impulsionando o crescimento da cidade.
  • Mobilidade urbana aprimorada: Uma cidade mais conectada, fluida e eficiente.
  • Qualidade de vida: Um espaço público revitalizado que convida à prática de atividades físicas e ao lazer.
  • Desenvolvimento sustentável: Uma obra que contribui para a preservação ambiental.