Conselheiros tutelares eleitos tomam posse em cerimônia na Câmara

Após o juramento solene conduzido por Amélia Carolina Cebulski, representante dos conselheiros, os novos integrantes receberam seus certificados de posse, um símbolo do compromisso assumido perante a comunidade

Os 21 conselheiros tutelares eleitos em Guarapuava, entre eles 10 suplentes, assumiram nesta terça-feira (9) seus cargos para um mandato de quatro anos, marcando o início de um compromisso crucial com a comunidade infantojuvenil da região. A cerimônia foi na Câmara de Vereadores. 

“A eleição, ocorrida no último mês de outubro, foi um marco de participação cívica, com um aumento de quase 40% na participação dos cidadãos, refletindo um crescente interesse e engajamento na proteção e defesa dos direitos das crianças e adolescentes em Guarapuava”, reforçou o prefeito Celso Góes.

A secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Elenita Luiza Lodi, pediu aos conselheiros empossados “que saibam acolher a dor e o medo no olhar de uma criança. Que façam, além das suas atribuições, com afeto e amor, o possível e o impossível pelo bem daqueles que não conseguem se defender”. 

Além disso, parabenizou a todos os eleitos e todos os que participaram do processo eleitoral, ressaltando que é necessário coragem, empatia e dedicação para assumir tais responsabilidades.

Após o juramento solene conduzido por Amélia Carolina Cebulski, representante dos conselheiros, os novos integrantes receberam seus certificados de posse, um símbolo do compromisso assumido perante a comunidade.

Empossado como suplente, André Luiz Silva Loyola (51 anos) admitiu que a responsabilidade é grande. “É por isso que a gente está aqui prestando o nosso nome, para que a gente possa realmente fazer com que as crianças e os jovens e adolescentes tenham a sua segurança e os seus direitos garantidos. No momento, sou suplente, mas a qualquer momento posso ser chamado a assumir o cargo”, declarou. 

Antes mesmo do início oficial de seus mandatos, os conselheiros eleitos passaram por uma intensa capacitação no fim de 2023. Durante esse período, foram orientados por agentes da Vara da Infância e Juventude, assim como representantes do Ministério Público. Essa etapa foi crucial para familiarizar os novos conselheiros com suas responsabilidades, preparando-os para lidar com as diversas situações que possam surgir no exercício de suas funções.

“Tenho a esperança de um conselho tutelar muito comprometido, muito ético; um conselho tutelar unido, e, principalmente, um conselho tutelar que trabalhe efetivamente para garantir a segurança das nossas vidas”, assinalou a presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (Comdica), Tiene Milca de Almeida Duarte.

A presidente ainda aproveitou a ocasião para convidar a comunidade local a participar das reuniões do Comdica, que são realizadas toda primeira quarta-feira do mês. “É uma reunião aberta, onde nós discutimos, debatemos, com críticas públicas e elogios. Lá, nós cobramos e somos cobrados, como deve ser”, concluiu Tiene.