Guarapuava, 13 de dezembro de 2019
Cotidiano

Primeira edição da pesquisa Nossa Escola abordou aspectos como a qualidade do ensino, o clima escolar, a infraestrutura, a organização e o atendimento oferecido pelas instituições

-

A maioria dos estudantes, seus familiares e servidores da Educação avaliam positivamente as instituições da rede estadual de ensino. É o que apontam os resultados da primeira edição da Pesquisa Nossa Escola, desenvolvida e aplicada pela Secretaria de Estado da Educação e do Esporte com o objetivo de levantar informações sobre os cerca de 2 mil colégios estaduais do Paraná. Em 80% das questões as respostas foram ‘ótimo’ ou ‘bom’.

A pesquisa levantou se aspectos como a qualidade do ensino, o clima escolar, a infraestrutura, a organização e o atendimento oferecido pelas instituições são vistos como ótimos, bons, ruins ou péssimos por alunos, familiares e funcionários da Educação – professores, diretores, vice-diretores, pedagogos e agentes educacionais. O resultado mostrou o nível de contentamento quanto ao ambiente escolar e o que precisa ser melhorado nas instituições do Estado.

“Com a pesquisa conseguimos entender o que cada escola e comunidade escolar precisa. Em uma unidade pode ser a questão da estrutura, em outra, a questão pedagógica. O levantamento nos forneceu um mapa para atender o que cada comunidade escolar necessita e, partir daí, efetivar soluções”, avaliou o secretário da Educação, Renato Feder.

AMPLA PARTICIPAÇÃO

A secretaria estadual registrou 168 mil participações de pessoas ligadas a 2.112 escolas, de um universo de 2.143 da rede estadual de ensino. Em relação ao público-alvo, foram 115,7 mil participações de estudantes, 23,9 mil de familiares e responsáveis e 28,4 mil de servidores. O formulário foi respondido entre 6 e 19 de maio, de forma anônima, apenas com a identificação da instituição.

A partir dos resultados, serão gerados relatórios para as escolas, Núcleos Regionais de Educação e secretaria, para auxiliar as instituições a elaborarem, no que lhes compete, planos de ação para atacar os problemas.

RESULTADOS POSITIVOS

Entre os alunos, o destaque é a avaliação da “Qualidade do Ensino. Dos participantes, 87,7% concordaram com a afirmação “vejo que os professores se esforçam para que nosso nível de aprendizado seja alto”.

Na categoria Atendimento, 85,2% dos pais e familiares classificaram como bom ou ótimo o atendimento recebido da direção e de pedagogos.

A maioria dos servidores, por sua vez, respondeu positivamente a afirmação “eu me preparo, me planejo e me sinto responsável pelo dia a dia na escola”, associada à categoria Dedicação. Esse aspecto recebeu avaliação ótima ou boa de 85,7% dos participantes.

Veja Também