Após série de reuniões técnicas, prefeituras ampliam uso de ferramentas para gestão urbana

A série de reuniões técnicas aconteceu entre 17 de agosto e 21 de setembro, com a participação de mais de 200 prefeitos e equipes de quase todos os 399 municípios do Paraná

As 18 reuniões técnicas realizadas pela Secretaria do Desenvolvimento Urbano e o Paranacidade com as associações de municípios de todas as regiões do Estado contribuíram para que as prefeituras a ampliassem o uso de ferramentas de planejamento e gestão urbana.

Balanço feito durante o encontro em Curitiba, realizado nesta segunda-feira (1º/outubro), mostrou que houve aumento nas adesões aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, na procura por cursos de capacitação, nos cadastros no programa Nota Paraná e no aplicativo Governo Digital.

A série de reuniões técnicas aconteceu entre 17 de agosto e 21 de setembro, com a participação de mais de 200 prefeitos e equipes de quase todos os 399 municípios do Paraná. A reunião de Curitiba encerrou a série e foi voltada aos prefeitos e técnicos que não puderam comparecer aos encontros anteriores. A Celepar e a Secretaria da Fazenda também participaram.

O objetivo foi orientar sobre planejamento urbano direcionado para o desenvolvimento sustentável e apresentar a série de recursos tecnológicos que podem melhorar a gestão pública e a melhor aplicação dos recursos. O resultado foi muito positivo e fará com que tenhamos uma relação ainda mais próxima e produtiva com os municípios, afirmou o secretário do Desenvolvimento Urbano, Sílvio Barros. Temos um leque de ferramentas e tecnologias que podem ajudar muito os gestores no planejamento eficiente de projetos, com menos burocracia e mais agilidade na liberação dos recursos para o atendimento da população, completou.Nos últimos seis meses o governo do Paraná confirmou mais de um R$ 1 bilhão para investimentos nos municípios paranaenses.

De acordo com Angela Kraus, prefeita de Farol e presidente da Comunidade dos Municípios da Região de Campo Mourão (Comcam), a reunião foi muito bem avaliada pela equipe técnica da prefeitura. Vimos quantas ferramentas que não eram usadas e que agora ajudam na melhoria da nossa gestão, disse ela.

PROGRAMA

Um dos motivos para se fazer os encontros foi o prazo para reunir informações para o Orçamento do Estado de 2019. Além disso, também serviram de base para a continuidade do programa Paraná Urbano, financiado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Durante a reunião de Curitiba, o secretário Silvio Barros anunciou que o novo empréstimo de U$ 118 milhões foi aprovado. Só faltava o parecer da Procuradoria da Fazenda Nacional, que foi dado na última sexta-feira. Está aprovado o nosso Paraná Urbano III.

DESENVOLVIMENTO

Entre os assuntos abordados com os prefeitos foi a importância de eles se comprometerem com os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da ONU. Durante as reuniões, 78 prefeituras assinaram o termo de compromisso, aumentando para 223 o número de já inseridos no programa. O resultado foi apresentado pelo secretário Silvio Barros durante reunião do Programa Cidades do Pacto Global das Nações Unidas, em Nova York, na semana passada. O resultado surpreendeu. foi motivo de surpresa pelos participantes do encontro. Ninguém imaginava que num único estado se conseguisse este nível de adesão. Agora vamos pautar um projeto para que as prefeituras possam colocar isso em prática, informou. O prefeito de Cambará José Salim Haggi Neto assinou o termo de compromisso com os ODS na reunião desta segunda-feira.