A ‘missão divina’ de Jake e Elwood Blues no streaming

Estrelado por John Belushi e Dan Aykroyd, o filme ‘The Blues Brothers’ (1980) é uma das atrações do catálogo do serviço de streaming Netflix

Estamos em missão divina. Vestidos de preto (chapéu, calça, paletó, sapatos e óculos), os irmãos Jake e Elwood Blues repetem essa frase ao longo de sua trajetória acidentada para levantar 5 mil dólares e salvar o orfanato onde cresceram, em Illinois (EUA).

No passado, a dupla cometeu muitos pecados no crime. Mas, nessa missão divina, eles buscam a redenção por meio do blues/soul. A bordo de um velho carro de polícia, Jake e Elwood partem em busca dos antigos parceiros musicais para remontar a velha The Blues Brothers Band e fazer um show em benefício do tal orfanato.

Há quase 40 anos, essa história vem encantando aficionados por boa música e grande cinema. Egressos da fase histórica do programa de humor Saturday Night Live (SNL), os atores/comediantes John Belushi e Dan Aykroyd levaram para a telona os personagens Jake e Elwood no filme The Blues Brothers (1980). No Brasil, a produção dirigida por John Landis ficou conhecida pelo título Os Irmãos Cara de Pau.

Sem muito sucesso nas bilheterias, o longa-metragem se tornou cult com o passar do tempo. Primeiro, nas hoje extintas locadoras de vídeo (época das indefectíveis fitas VHS), quando a produção cresceu em popularidade graças ao boca a boca. Depois, no mercado de DVD e Blu-ray. E agora no setor de streaming, com cópia em qualidade HD (alta definição) no catálogo de plataformas como a Netflix (serviço com acesso pago para smartv, tablets, smartphones, PCs etc.).

MUSICAL

O filme escrito por Landis e Danny mistura ação, humor e um belo repertório de blues/soul em cenas coreografadas a partir de números musicais.

É praticamente impossível se entediar com as sequências protagonizadas por lendas como Ray Charles, James Brown e Aretha Franklin, na pele de algumas figuras da trama. Isso sem contar as danças inusitadas a cabo de Jake e Elwood.

Cena clássica dos irmãos em bar de estrada (Reprodução)

Só pra ficar com gostinho na boca, basta citar a cena em que a The Blues Brothers Band se apresenta em um bar de beira de estrada. Sedentos por shows, os irmãos topam tocar em uma casa, digamos, diferente: música country. Nem é preciso explicar que se trata de um estilo totalmente antagônico ao blues/soul. Mas a saída encontrada pelos irmãos cara de pau é um verdadeiro achado. Vale todo o filme!

E o que dizer das intermináveis sequências de perseguição de carro?! Clássico é pouco!

NONSENSE

Além dos contagiantes números musicais, outro ponto forte do filme é o seu tipo de humor. Sem apelar ou subestimar a inteligência do espectador, a narrativa se vale do nonsense das cenas e o jeito cool dos protagonistas.

Claro que Johnny e Danny funcionam muito bem juntos, reproduzindo a sintonia de seus personagens da TV. É uma pena que, dois anos após a estreia do filme, o mundo do entretenimento perdeu o gigantesco talento de Belushi, vítima de uma overdose de cocaína e heroína.

PARTICIPAÇÕES

Além de lendas do blues/soul, The Blues Brothers também reserva participações especiais. Como é o caso do cineasta Frank Oz e da atriz Carrie Fisher. Aliás, a eterna princesa Leia (de Star Wars) protagoniza cenas antológicas como a ex de Jake.

Atriz Carrie Fisher faz a ex de Jake Blues (Reprodução)

REAL

No plano ficcional, Jake e Elwood são os líderes de uma banda de rhythm and blues. Mas, na vida real, a The Blues Brothers Band existia de verdade desde 1978, quando começaram a se apresentar no Saturday Night Live e fazer shows pelos Estados Unidos.

Amantes de blues e soul, Dan Aykroyd e John Belushi arregimentaram músicos conhecidos e respeitados. Os dois cantavam de verdade e fizeram turnê, resultando em discos como Briefcase Full of Blues (1978), Made in America (1980) e a trilha sonora oficial do filme.

Em 1998, John Landis e Aykroyd se juntaram para fazer uma continuação do clássico filme: Blues Brothers 2000. Sem o mesmo brilho e criatividade de antes, o longa vale pelas presenças de caras como B.B. King e da famosa The Blues Brothers Band.