Corra, Thomas, Corra!

Depois de faturar US$ 340 milhões ao redor do mundo, a série ‘Maze Runner’ retorna aos cinemas nesta quinta-feira (17), em estreia nacional em todo o circuito exibidor brasileiro com ‘Maze Runner: Prova de Fogo’ (2015). Inclusive, em Guarapuava, que tem sessões diárias programadas para 16h30, 19h e 21h30 no Cine XV, com cópias dubladas (matinê) e legendadas (à noite). Mas sempre é bom confirmar o horário das sessões antes de sair de casa por site (www.cinexv.com.br) e telefone (42 3622-0515).

No primeiro filme da série – ‘Maze Runner: Correr ou Morrer’ -, Thomas (Dylan O’ Brien) acorda preso em um elevador fechado e sem memória, o transporte o leva até uma clareira cercada por um enorme labirinto, onde se encontra um grupo de outros garotos. Ele descobre que todo mês um garoto desmemoriado chega através do elevador, mas nenhum deles tem a menor ideia do que devem fazer ali ou qual o propósito de tudo aquilo. Enquanto sobrevivem, o perigo é aumentado pela presença de monstros assustadores, os Grievers, mantidos a distância pelas grandes portas que fecham ao anoitecer.

Um fato altera de forma radical a rotina do lugar, chega uma garota, a primeira enviada à clareira. Porém, surpreendente mesmo é a mensagem que ela traz consigo.

Thomas será mais importante do que imagina, com estranhos sonhos sobre uma misteriosa organização conhecida como C.R.U.E.L, terá que explorar os sombrios segredos guardados em sua mente e correr, correr muito.

Agora, no segundo longa-metragem – ‘Maze Runner: Prova de Fogo’ – Thomas e seus companheiros Clareanos vão encarar seus maiores desafios até agora: procurar por pistas sobre a misteriosa e poderosa organização conhecida como C.R.U.E.L. Sua jornada os leva até O Deserto, um cenário desolado repleto de obstáculos inimagináveis. Unindo-se com lutadores da resistência, os Clareanos desafiam as forças superiores da C.R.U.E.L e descobrem seus terríveis planos para todos eles.

LIVRO
Assim como o primeiro filme lançado no ano passado, ‘Maze Runner: Prova de Fogo’ também é uma adaptação do universo literário criado por James Dashmer ao final da primeira década do século 20. O primeiro livro – ‘Maze Runner: Correr ou Morrer’ – foi lançado no mercado internacional em 2009; um ano depois, chegou ao Brasil a versão traduzida para o português.

De lá para cá, o público brasileiro conheceu ao menos mais quatro livros da franquia: ‘Prova de Fogo’ (2011), ‘A Cura Mortal’ (2012) e ‘Ordem de Extermínio’ (2013), que fecham a famosa trilogia que todo fã adora colecionar; e ‘Arquivos’ (2014), um extra para os mais ávidos por novas informações.

No ano passado, o autor revelou que vai escrever um novo livro, que é um prólogo da série que se passa entre as histórias de ‘Ordem de Extermínio’ e ‘Correr ou Morrer’. O nome provável do material é ‘O Código da Febre’, que vai contar a história dos personagens antes de eles irem para o labirinto.

Voltado para o público juvenil, o conjunto de livros é uma verdadeira febre entre os leitores, vendendo milhões de exemplares mundo afora. O primeiro volume, ‘Correr ou Morrer’, nos introduz aos personagens Thomas, Teresa, Chuck, Jeff, Gally, Newt, entre outros. Enviados com as mentes apagadas para A Clareira, um espaço aberto cercado por muros gigantescos. Thomas, nosso protagonista, não sabe como ou o porquê de ter parado ali, nenhum deles sabe.

Os atuais Clarianos não sabem muito do lugar: sabem apenas que todas as manhãs as portas de pedra do Labirinto que os cerca se abrem, e, à noite, se fecham. E que a cada trinta dias um novo garoto é entregue pelo elevador. Mas um fato atípico acontece logo após a chegada de Thomas: Teresa. A primeira garota enviada para A Clareira é uma incógnita, ainda mais com a mensagem que traz com ela. Thomas será mais importante do que imagina, mas para isso terá de descobrir os sombrios segredos guardados em sua mente e correr… correr muito.

A Clareira é dividida em quatro áreas: Deadheads, o cemitério. Blood House, onde os animais se reproduzem e onde eles são abatidos. Homestead, onde fica o banheiro e os dormitórios. Gardens, onde fica as plantações e de onde tiram a água.