Torcedores de Inter e Grêmio se unem para o 2º Grenal Solidário

Além das arrecadações de dinheiro para duas entidades, os consulados dos clubes em Guarapuava promovem dois jogos com a presença de ídolos dos times no dia 18 de setembro

Para muitos, o confronto entre Grêmio e Internacional é o mais acirrado do Brasil e um dos maiores clássicos do mundo. Em campo, a disputa entre os dois times gaúchos tem sido de muita rivalidade, mas fora dele, há espaço para a união e exemplo de solidariedade.

Em Guarapuava, os consulados de Grêmio e Inter estão organizando o 2º Grenal Solidário, uma iniciativa que tem como objetivo ajudar entidades de assistência e promover a interação entre torcedores e os ídolos convidados. O evento sempre é realizado próximo do dia 20 de setembro, em um domingo da semana farroupilha, e em 2022, será no dia 18, na Associação Cultural, Recreativa e Esportiva da Unicentro (Acre).

Em entrevista ao CORREIO, o Cônsul do Internacional em Guarapuava, Tiago Martins, e do Grêmio, Marcelo Guaragni, contaram o que está sendo preparado para este ano. “A gente vai iniciar de manhã. Será um dia inteiro de festividades. A ideia é a gente fazer os jogos pela manhã, que é o jogo do Grenal livre e acima de 35 anos onde vão participar os quatro ex-jogadores da dupla. Pelo Grêmio participam o Carlos Miguel e o Patrício e pelo Inter participam o Gabiru e o Perdigão”, contou Marcelo.

Os times que disputarão esses jogos são formados pelos integrantes dos consulados. “Uma disputa sadia, mas acirrada, como todo bom Grenal, porém, com muito respeito entre os participantes, sabendo do principal objetivo”, diz Tiago. Apesar de reunir os torcedores dos dois clubes, o evento será aberto para o público em geral. “A tarde esse ano vamos ter uma novidade que vão ser algumas atrações musicais, então já pra gente ficar o dia Grenal, para o pessoal passar a tarde lá com a gente, passar trocando uma ideia, conversando com um ídolo. São oportunidades únicas”. Serão dois shows, com Binho e Giba e após um super show de rock internacional com Tassi e Banda.

Haverá ainda praça de alimentação, brincadeiras para as crianças e muita confraternização. Também será servido almoço com a presença dos ex-jogadores e o ingresso pode ser adquirido de forma antecipada com os membros dos consulados.

Cartaz de divulgação do evento (Arte: Reprodução)

DOAÇÕES
Antes do dia festivo ocorre a campanha de arrecadação. Doando a partir de R$ 10, para qualquer uma das entidades apadrinhadas, garante a entrada no evento. Basta salvar o comprovante e apresentar no dia do evento. As informações sobre a doação estão no site https://www.grenalsolidario.com.br/comodoar

“A gente sempre escolhe duas para apoiar. A gente faz uma disputa do bem, uma disputa fora do campo, tanto que a gente tem os jogos lá, mas não foca no resultado do jogo, a gente foca no resultado da campanha que a gente vai fazer para arrecadar, para ajudar essas entidades”, destacou o colorado Tiago Martins, afirmando que no ano passado foram quase R$ 8.500.

Nesta edição as doações serão para o Instituto João Paulo II pelo Grêmio e para o Projeto Amor e Atitude pelo Internacional. “A gente adota o PIX da entidade e faz uma campanha para as torcidas, nos grupos, nas redes sociais, para o pessoal doar direito, nem passa o dinheiro pela gente. A gente só fica sabendo depois o total e a gente divulga o total”, explicou o cônsul do Internacional.

A ideia de unir as torcidas em favor da solidariedade surgiu ainda na pandemia e segundo Tiago, era um desejo de ambas as torcidas. Além da primeira edição, o Grenal Solidário teve um extra este ano. “Tivemos um esquenta que foi a convite do Sesc para comemorar o Dia Nacional do Futebol. A gente teve uma edição extra com a campanha do agasalho”, contou o torcedor do Inter. Foram mais de duas mil peças arrecadadas pelos dois consulados.

O objetivo é tornar o evento anual e receber cada vez mais apoio. Para isso, os torcedores de Inter e Grêmio estão formalizando o projeto. “A gente está finalizando a formação da nossa Associação Grenal Solidário, então vai ficar formalizado como associação sem fins lucrativos para viabilizar e potencializar as ações”, revelou Marcelo.

CONSULADOS
Torcedores de Grêmio e Internacional podem fazer parte dos consulados e ajudar na realização de outras ações dos dois grupos. “O consulado do Grêmio tem uma sede própria localizada na sociedade esportiva Atalaia, uma sala só nossa, decorada com camisetas autografadas. Tem uma estrutura muito bem montada. A gente convida todo gremista que quiser fazer parte do consulado, é muito bem-vindo. É muito importante a participação dele porque nos dá força para realizar cada vez mais eventos como esse”, destacou o cônsul do Grêmio, Marcelo.

Para Tiago, o consulado do Inter tem a função de unir os torcedores colorados. “Uma coisa que a gente faz agora é fazer excursões, ir até jogos tanto em Porto Alegre, quanto quando tem em Curitiba. Nós nos reunimos para assistir aos jogos. A gente não tem uma sede própria por enquanto, é nossa meta, então a gente se reúne em locais que a gente define no grupo mesmo, mas todos os colorados e coloradas são muito bem-vindos. E vai participar das nossas ações. A gente faz ações como essa junto com o Grêmio e faz ações a parte pensando nessa parte social”, disse.

Ambos os consulados têm páginas no Instagram e Facebook e o contato pode ser feito pelas redes sociais.

Deixe um comentário