Segundona 2022: Aruko e Andraus saem na frente por vaga do acesso

Ambos venceram seu respectivo jogo de ida do mata-mata das semifinais da 2ª Divisão. Segundo o regulamento, os classificados à final do campeonato garantem automaticamente a subida para a elite do Paranaense de 2023

A 1ª Divisão do Campeonato Paranaense de 2023 poderá ter dois times estreantes. Aruko Sports Brasil e Clube Andraus Brasil nunca disputaram a elite e estão muito próximos de alcançar o acesso.

Tudo porque, no domingo (22), esses dois times largaram na frente na disputa por uma das vagas da 1ª Divisão. Ambos venceram seu respectivo jogo de ida do mata-mata das semifinais da 2ª Divisão. Segundo o regulamento, os classificados à final do campeonato garantem automaticamente o acesso.

Em Cornélio Procópio, o Samurai Black de Maringá bateu o PSTC por 1 a 0, em jogo disputado no domingo (22), no Estádio Mun. Ubirajara Medeiros. O gol do lateral direito Rhuan foi marcado aos 34 minutos do segundo tempo, após jogada de bola aérea.

“Nós temos mais 90 minutos ainda para reverter essa situação. O Aruko é uma equipe qualificada, mas vamos trabalhar para que no próximo fim de semana a gente saia de Maringá com a vaga na final e o acesso”, destacou o técnico da equipe procopense, Reginaldo Vital, ao site do clube.

Mas Vital desfalcará o PSTC no segundo jogo da semifinal. Ele recebeu um cartão amarelo e outro vermelho, estando suspenso. Na partida que decide o acesso para a elite do futebol estadual, quem vai comandar o representante de Cornélio Procópio é o auxiliar técnico Lierte Pastre.

O segundo e decisivo jogo semifinal está marcado para o próximo domingo (29), às 15h30, no Estádio Willie Davids, em Maringá. Empate ou vitória do time casa dá a vaga ao Aruko.

Qualquer vitória por um gol de diferença a favor do PSTC, leva a decisão do acesso para os pênaltis. Se o PSTC vencer por 2 ou mais gols de diferença, avança para a final e garante o acesso.

FOZ
Em Foz do Iguaçu, cenário idêntico: placar de 1 a 0 para os visitantes. Quem levou a melhor no Estádio ABC, no domingo (22), foi o Andraus Brasil.

O tento da vitória saiu aos 11 minutos do 2º tempo. Após contra-ataque puxado pelo goleiro Igor, Benfica avançou pelo lado esquerdo e tocou para Anderson que cruzou na cabeça de Flávio Renê para abrir o placar do jogo.

O jogo de volta será realizado no próximo domingo (29), às 15h30, no Estádio Atílio Geonidis, em Campo Largo. O time da região metropolitana joga pelo empate, enquanto o Azulão necessita de uma vitória mínima para levar a decisão para os pênaltis.

Disputa de bola entre Foz e Andraus (Foto: Radio Cultura Foz)

HISTÓRICO
Fundado em dezembro de 2020, o Aruko (pronuncia-se “Arukô”) vem surpreendendo. Em caso de sucesso diante do PSTC, o clube maringaense confirmará seu planejamento de subir um degrau por ano no cenário do futebol profissional do Estado.

Em 2021, o Samurai Black foi campeão da 3ª Divisão e faturou seu primeiro acesso. Em 2022, se chegar à final da 2ª Divisão vai confirmar a segunda subida seguida. E, de quebra, estará na elite em 2023, fazendo companhia ao Maringá FC, outro time da Cidade Canção.

Um dos idealizadores do projeto do Aruko é Alex Santos, maringaense, que fez carreira no futebol do Japão, país pelo qual se naturalizou, disputou as Copas do Mundo de 2002 e 2006 e é ídolo no país. E o nome “Aruko” significa “caminhar lado a lado”, uma das marcas da instituição.

Por sua vez, o Andraus foi fundado em maio de 2003, tendo sua sede na cidade de Campo Largo, localizada na região metropolitana de Curitiba. Já foi campeão da 3ª Divisão, mas nunca disputou o pelotão de frente do estadual.

Deixe um comentário