Preparar a casa é o foco da Secretaria de Esportes em 2021, diz secretário

Em entrevista ao CORREIO, feita antes dos recentes decretos estadual e municipal, o titular da pasta, Milton Roseira Jr, deu detalhes do planejamento para o primeiro ano de trabalho. A ideia é preparar o terreno para os eventos que ocorrerão a partir do ano que vem, em cenário mais positivo em relação à pandemia

Preparar casa e focar na comunidade. Este é o planejamento da Secretaria Municipal de Esportes e Recreação para seu primeiro ano de trabalho na gestão do prefeito Celso Góes, em Guarapuava.

Em entrevista ao CORREIO, feita antes dos recentes decretos estadual e municipal, o atual titular da pasta, Milton Roseira Jr, o Miltinho, explica que, em 2021, a ideia é investir nos ginásios, caso do Joaquim Prestes onde fica a sede administrativa da Secretaria, e fazer a manutenção de espaços.

Assim, no restante do trabalho, longe da pandemia e com vacinação, “poderemos trazer os eventos maiores durante três anos”, diz Miltinho, destacando que Guarapuava poderá receber modalidades de nível estadual e nacional.

Paralelamente, o secretário quer desenvolver projetos junto à comunidade, como é o caso das escolinhas (futebol, vôlei, judô etc.) e da ginástica nos bairros, pois a comunidade está ansiosa por atividades e novidades. Mas é preciso respeitar os limites impostos pelo contexto da pandemia. Por exemplo, hoje o município vive sob um decreto que restringe a circulação de pessoas.

Aliás, Miltinho quer imprimir uma gestão focada na comunidade guarapuavana. “É o trabalho principalmente com a população, com a comunidade, as escolinhas, trabalho forte nisso. E não tanto aquelas competições que existiam de alto nível”, explicando que o esporte de rendimento precisa do investimento de altas somas financeiras.

PANDEMIA
Por conta da pandemia de covid-19, os eventos esportivos estão restritos em Guarapuava. Para julho, por exemplo, o município estava autorizado a sediar os Jogos Escolares do Paraná, com a participação de 5 mil atletas. “Já cancelamos esses jogos”, diz o secretário.

Outra competição prevista para setembro com etapa na “terra do lobo bravo”, Jogos da Juventude, também foi cancelada.

Segundo o secretário, o foco da pasta é realmente a parte estrutural. “O que nós estamos fazendo? Usando a pandemia para o pós-pandemia. Nós estamos pensando lá na frente, para deixar tudo preparado”.

EXPERIÊNCIA
Não é a primeira experiência de Milton Roseira Jr à frente da Secretaria de Esportes. Ele recorda que, no período de 1992 a 1995, ocupou a mesma cadeira. Mas foi na gestão do então prefeito Cesar Franco. “Era outro contexto”, diz Miltinho.

O secretário também já passou pela Câmara de Vereadores, exercendo mandato parlamentar, e foi titular da pasta de Meio Ambiente no governo de Fernando Ribas Carli, nos anos de 2010.

Na área esportiva, Miltinho é conhecido por sua história nos esportes orientais, sendo sensei no judô.