Paixão pelo futebol entra em campo em mais um Interbairros

É o resgate do futebol de Guarapuava e região. Na segunda edição, o torneio recebeu equipes de distritos e municípios vizinhos como Goioxim e Pinhão, e também atletas de aldeias indígenas, como da Vila Marreca, e Turvo que veio para o Interbairros com duas equipes

Organizado pela Secretaria Municipal de Esportes, o Interbairros é um torneio de futebol em que todos participam em Guarapuava. É um verdadeiro “campeonato do povo”.

“Em 2012, quando fui secretário do Esporte, na administração do prefeito Cesar Silvestri, já nascia esta ideia. E agora, com a condição epidemiológica na cidade mais favorável, e como prefeito, me sinto muito feliz em poder ajudar o secretário Milton Roseira neste grande evento esportivo popular. Ver o Interbairros ser retomado e principalmente já com grande aceitação pelo público que gosta de futebol, é muito bom”, comemorou o prefeito Celso Góes.

Desde a primeira versão em 2019, o torneio reuniu oito equipes; em 2020, 18 participantes; e agora, chega a 2021 podendo alcançar mais de 30 times inscritos.

O Interbairros é o resgate do futebol de Guarapuava e região. Na segunda edição, o torneio recebeu equipes de distritos e municípios vizinhos como Goioxim e Pinhão, e também atletas de aldeias indígenas, como da Vila Marreca, e Turvo que veio para o Interbairros com duas equipes.

Em função da pandemia, o torneio do ano passado foi encerrado só na semana passada, com o Deportivo Ajax se sagrando campeão da Chave Ouro e Borracharia União como vice-campeão. Goioxim como campeão e Santa Cruz como vice da Chave Prata.

E a Supercopa reuniu os campeões da Ouro e Prata. Deu Goioxim, que fez 2 a 1 no Deportivo Ajax.

“O Interbairros é o único campeonato da região com o formato onde as equipes são divididas em grupos – quatro por chave como no ano passado, obedecendo o número de equipes inscritas. Os dois primeiros colocados de cada chave são classificados para a Chave Ouro e os três últimos disputam uma espécie de repescagem na Chave Prata, tendo ainda a oportunidade de chegar a uma final na Supercopa, em disputa com a equipe vencedora da Chave Ouro. Supercopa é a grande final dos dois campeões de cada uma das chaves”, diz João Fábio Brischiliari, coordenador do torneio, um amante do futebol e árbitro da CBF.

A formula criada por Brischiliari é para justamente dar oportunidade para que todos tenham a possibilidade de jogar várias vezes, antes da grande final.

“O objetivo do Torneio é a confraternização e dar oportunidade a todos de participar de uma competição séria, organizada profissionalmente, com arbitragem e premiação, preservando uma tradição do futebol de Guarapuava que no passado já promoveu grandes encontros, que contam a história do nosso futebol”, diz o secretário de Esportes de Guarapuava, Milton Roseira Jr.

2021
Para este ano, o Interbairros começa no dia 22 de agosto com o Torneio Início, em que as equipes são apresentadas; e, no dia 29 de agosto, começa a fase de grupos. A final está prevista para 29 de dezembro.

Os campos do Tancredão e o Municipal, ao lado do ginásio Joaquim Prestes, são os principais espaços onde serão disputadas as mais de 60 partidas previstas.

As inscrições ainda estão abertas. Mais informações pelo telefone (42) 9104-3733.