Guarapuava recebe 4ª etapa do Circuito Paranaense de Orientação

Para esta prova estão sendo adotadas medidas protocolares de cuidados com a pandemia. Não haverá solenidade de premiação, cada atleta receberá sua medalha ao terminar o percurso. O resultado final será divulgado pela internet e redes sociais

A equipe do Clube de Orientação Lobo Bravo (Colb) é a responsável por organizar a 4ª etapa do Circuito Paranaense de Orientação que ocorrerá neste domingo (26 setembro) na região do Rio das Mortes, próximo à Associação Fênix.

A prova inicia às 10h, com partidas intercaladas, dentro das diversas categorias. Guarapuava deve receber 200 atletas de diversas regiões do Paraná.

“As categorias são classificações entre os orientistas, reunindo-os pelo critério das várias faixas de idade; e pelo critério de experiência e conhecimento no esporte de Orientação; e nos segmentos masculino e feminino. Temos pessoas de 10 até 70 anos de idade, indo das Elites Masculino e Feminino até os novatos na modalidade”, explica Paulo Bilek, membro da diretoria do Colb.

Para esta prova estão sendo adotadas medidas protocolares de cuidados com a pandemia. Não haverá solenidade de premiação, cada atleta receberá sua medalha ao terminar o percurso. O resultado final será divulgado pela internet e redes sociais.

APOIO
A 4ª etapa do Cipo 2021 conta com o apoio da Prefeitura de Guarapuava através da Secretaria de Esportes e Recreação. Atualmente, a secretaria mantém o projeto Orientação – esporte da natureza, para incentivar a participação de crianças e adolescentes.

“Através do projeto, 10 atletas adolescentes de diferentes categorias são treinados para competições estaduais. Nos meses que antecederam a essa competição são desenvolvidas atividades teóricas, práticas e treinos uma vez ao mês, sempre seguindo os protocolos de prevenção ao Covid”, declarou o secretário de Esportes Milton Roseira.

ENTENDA
A orientação é um esporte em que o atleta-orientista realiza percurso entre os pontos de controle no menor tempo possível, utilizando mapa e bússola. Sendo assim, é necessário um mapa legível e preciso para possibilitar uma escolha qualificada da rota, de acordo com as suas capacidades de navegação e físicas.

O Circuito Paranaense de Orientação (Cipo) iniciou em 1993 com a prova de Corridas de Orientação em municípios da região metropolitana de Curitiba. Nos anos seguintes, ganharam adeptos no interior do Estado. Anualmente são realizadas 5 ou 6 provas (etapas) de Orientação válidas por este circuito.