Guarapuava FC é celeiro de revelações nas categorias de base

“A maior revelação do Guarapuava Futebol Clube foi o Elcio Junior, que hoje está no Atlético-MG, Sub-14, capitão da equipe. É um orgulho muito grande”, diz o presidente do clube, Paulo Vogt, em entrevista ao CORREIO

No passado, os guarapuavanos viram um jovem atacante brilhar nos campos de futebol. Com seu faro de gol, ele fez carreira de quase 20 anos na Europa. Agora, fora das quatro linhas, Paulo Vogt revela talentos por meio de seu projeto, o Guarapuava Futebol Clube.

Em 2021, Paulinho, como é conhecido, já ultrapassou a marca de dez atletas levados para outros clubes do país; e o ano ainda não acabou. Sua equipe conta com o “olho de águia” do experiente captador Joares Manco. No próximo dia 8 de novembro, o dirigente encaminhará três joias guarapuavanas para o Grêmio-RS; sem contar outros dois meninos com possibilidade de fechar contrato com o Atlético-MG.

Aliás, o Galo de Belo Horizonte é o destino mais famoso dessas transferências. “A maior revelação do Guarapuava Futebol Clube foi o Elcio Junior, que hoje está no Atlético-MG, Sub-14, capitão da equipe. É um orgulho muito grande”, diz Vogt, em entrevista ao CORREIO. “Graças a Deus, no ano a gente se recupera de uma forma bacana”.

Há pouco tempo, outro garoto foi para o São Paulo. Com a volta das categorias de base do Tricolor, abaixo do Sub-13, vão mais três jogadores para o clube paulista em período de avaliação. “Inclusive, um é o meu filho. Estamos preparando ele”, referindo-se a João Paulo, meia-atacante de apenas 12 anos com nacionalidade suíça. Segundo Paulinho, o projeto é de o menino chegar até a Seleção Suíça.

AVALIAÇÕES
Na próxima quinta-feira (4 novembro), o observador técnico do Grêmio-RS, Ederson L. Schwingel, estará no terceiro planalto paranaense para selecionar atletas (dos 7 aos 17 anos de idade) ao time de Porto Alegre. A “peneira” será feita a partir de 8h30 da manhã na Toca do Lobo, sede do Guarapuava Futebol Clube (link: www.facebook.com/guarapuavafcoficial/).

A expectativa é receber em torno de 250 atletas, que serão observados e avaliados durante as atividades com bola. As inscrições estão abertas para todos os jogadores da região, sem custos.

Em seguida, no dia 9 de dezembro, o Palmeiras vem para Guarapuava em busca de talentos locais. Será mais um processo de seleção de meninos.

Paulo Vogt acredita que mais cinco talentos do Guarapuava FC serão selecionados nesses dois eventos.

MARÇAL
Em 2021, o presidente do clube guarapuavano contratou o experiente técnico João Francisco Marçal.

“O trabalho dele [Marçal] é fenomenal. Eu falo para os meninos que têm de colocar no currículo que trabalharam com seu Marçal, que é o treinador mais respeitado das categorias de base dentro do Brasil”, avalia Paulinho, destacando que o treinador foi campeão em todos os campeonatos que disputou com Corinthians e São Paulo.

Não à toa, Vogt está esperançoso com o desempenho dos meninos do Guarapuava FC no Efipan, tradicional torneio que será disputado em janeiro de 2022 em Alegrete (RS).

Técnico Marçal entre o captador de talentos Joares Manco e o presidente Paulo Vogt (Foto/Arte: Guarapuava FC)

PROFISSIONAL
O planejamento do Guarapuava FC para a temporada de 2022 é disputar o Sub-15 e o profissional, no Paranaense. Por isso, Paulo Vogt quer o técnico Marçal no comando da equipe na 3ª Divisão, com objetivo de conquistar o acesso. Assim, outro treinador assumirá o Sub-15.

Inclusive, o clube guarapuavano está muito perto de concluir o processo de filiação à Federação Paranaense de Futebol (FPF). O resultado deve sair ainda em 2021.

Os planos do dirigente são de subir uma divisão estadual por ano até chegar à elite do futebol paranaense e, depois, mirar nas competições nacionais. “O sonho é chegar a jogar um Brasileiro”.