Com possível reviravolta na Terceirona 2023, Batel volta à disputa da última vaga do Grupo A às semifinais

Em suas redes sociais, o Iraty Sport Club manifestou, nesta quarta-feira (8), o seu “total descontentamento diante da recente decisão do Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná (TJD-PR) que resultou na perda de 7 pontos na terceira divisão paranaense”

Quem estava eliminado, pode voltar à vida; e quem já contava com a vaga, deve ficar de fora. Assim é o novo cenário desenhado no Campeonato Paranaense da 3ª Divisão, temporada 2023, em caso de confirmação de uma notícia extracampo.

Não entendeu? Tudo começou com uma nota publicada pelo Iraty Sport Clube em suas redes sociais, nesta quarta-feira (8). O famoso clube do Sudeste do Estado manifestou o seu “total descontentamento diante da recente decisão do Tribunal de Justiça Desportiva do Paraná (TJD-PR) que resultou na perda de 7 pontos na terceira divisão paranaense”.

Segundo o clube iratiense, todos os times do Grupo A apresentaram uma ação contra o Iraty Sport Club, alegando a presença de jogadores irregulares no Azulão. “Os atletas em questão são Arthur e Bruno, ambos sub-20, com pleno direito de participar da competição, conforme previsto no regulamento, que permite até 5 atletas não profissionais com até 20 anos”, escreveu o Iraty.

“Contudo, alegam que os mencionados atletas ultrapassaram a idade limite, pois Arthur completou 20 anos em janeiro e Bruno em agosto. Reiteramos que, segundo o regulamento, ambos estão aptos a competir, mas a denúncia foi aceita pelo TJD-PR”, diz o clube do município de Irati.

Segundo a agremiação, o julgamento, ocorrido na sede da Federação, resultou em uma penalidade severa para o Iraty Sport Club, com a perda de 7 pontos e uma multa de 3 mil reais. “Consideramos essa decisão como uma injustiça flagrante, pois Bruno e Arthur atuaram regularmente, inclusive no Paranaense Sub-20 pelo Iraty”.

“É importante ressaltar que estávamos em processo de classificação e fomos abruptamente prejudicados por uma decisão que comprometeu seriamente nossas chances de avançar na competição”, finalizou o Azulão.

Print da Nota Oficial publicada pelo Iraty, nesta quarta-feira (8) – Foto: Reprodução/redes sociais

Até a manhã desta quinta-feira (9), no site da FPF ainda não constava a perda dos 7 pontos. Se isso se confirmar, o que é bem provável, o Iraty (hoje com 11 pts) sai da zona de classificação às semifinais. E quem entra é o Hope Internacional (9 pts) – o 1º lugar é do já classificado Sport Club Campo Mourão (15 pts).

Mas o Hope cumpriu todos os seus compromissos nesta Terceirona – vale lembrar que, como é um grupo com cinco times, sempre um folga por rodada. Desse modo, o clássico entre Prudentópolis (8 pts) e Batel (7 pts), na 5ª e derradeira rodada, domingo (12), às 11h, pode definir o último classificado à fase mata-mata. Só a vitória interessa às duas equipes.

Em caso de empate, o Prude igualaria em pontos o Hope, mas perderia nos critérios de desempate.

Ou seja, o Hope poderia se classificar, mesmo sem entrar em campo na 5ª rodada. Seria uma situação pra lá de inusitada.

No outro jogo do Grupo A, também no domingo (12), às 11h, o Iraty entraria em campo com apenas 4 pontos (se confirmada a perda de sete) para cumprir tabela diante do Campo Mourão.

GRUPO B
No Grupo B, Nacional (23 pontos) e Paranavaí (22 pts) já estão classificados. Mas falta definir o 1º lugar, item importante para o mando de campo na segunda partida do mata-mata das semifinais.

Na última rodada, o NAC visitará o Arapongas em Cornélio Procópio, no Estádio Mun. Ubirajara Medeiros; e o ACP em Rolândia, contra o REC. As duas partidas estão marcadas para sábado (11), às 15h30.