Arbitral do Paranaense da 1ª Divisão será em 9 de novembro

Por meio de edital publicado em seu site, a Federação Paranaense de Futebol (FPF) anunciou a data para a realização da reunião do Conselho Arbitral do Campeonato Paranaense de Futebol Profissional da 1ª Divisão – Temporada 2024

Com a proximidade do fim do ano, a temporada esportiva de 2024 já começa a tomar forma. Pelo menos, do ponto de vista de planejamento.

Por meio de edital publicado em seu site, a Federação Paranaense de Futebol (FPF) anunciou a data para a realização da reunião do Conselho Arbitral do Campeonato Paranaense de Futebol Profissional da 1ª Divisão – Temporada 2024.

O encontro virtual (via plataforma Zoom) será em 9 de novembro, às 15h. Geralmente, o arbitral serve para definir a fórmula de disputa do campeonato e as datas previstas de início/término da competição.

Poderão participar dessa reunião os seguintes clubes, com inscrição deferida pelo DCO:

Andraus Brasil
Azuriz FC
Cianorte FC
Athletico Paranaense
Coritiba SAF
FC Cascavel
Galo Maringá
Ind. Fut. São-Joseense
Londrina EC
Maringá FC SAF
Operário FEC
PSTC

Vale lembrar que Andraus Brasil e PSTC são recém-promovidos à elite do futebol paranaense. Em 2023, as duas equipes fizeram a final da 2ª Divisão, tendo sido campeão o Andraus do técnico Claudemir Sturion, que bateu o PSTC de Reginaldo Vital. Ambos garantiram o acesso.

Com o PSTC mandando seus jogos no Estádio Mun. Álvaro Alves, a pequena cidade de Alvorada do Sul disputará pela primeira vez a 1ª Divisão. O clube treina em Londrina, mas passou a jogar em 2023 nesse município do Norte do Estado, após sair de Cornélio Procópio. Não é a primeira experiência do PSTC na Primeirona.

Por sua vez, o Clube Andraus Brasil (CAB) vai debutar na 1ª Divisão. Tem 20 anos de fundação e já foi campeão da 3ª Divisão em 2014 e agora da 2ª. Antes do acesso em 2023, terminou em 3º lugar a classificação geral da edição 2022 da Segundona; e 6º lugar no ano anterior, repetindo a posição de 2020. Em 2019, subiu com o Arapongas da 3ª Divisão para a 2ª.

GALO

E uma curiosidade: o Galo Maringá era conhecido como Aruko Sports Brasil na temporada deste ano.

Aliás, a nomenclatura nipônica fez história, com dois acessos seguidos até chegar à elite. Mas, em 2023, a diretoria maringaense achou melhor rebatizar o clube, aproveitando um nome já existente e que fora cedido.

CAMPEÃO
Campeão invicto em 2023, numa final feita com o FC Cascavel (0 a 0 e 2 a 1 no mata-mata), o Athletico-PR vai em busca do bicampeonato na próxima temporada. O Furacão tem 27 títulos ao longo da história centenária do Paranaense. Em 109 edições do campeonato, o arquirrival Coritiba é o maior campeão, com 39 troféus.

Isso é apenas uma pequena amostra da força da Capital na supremacia da 1ª Divisão. Mas, nos últimos anos, o Interior tem equilibrado melhor a disputa. Principalmente com o Paraná Clube fora do páreo, amargando mais um ano na Segundona.

Nos últimos dez anos do Paranaense, ocorreu o duelo Capital x Interior em algumas edições, com vitória quase sempre da dupla Athle-Tiba. Mas em 2021, o Londrina faturou o título em cima do FC Cascavel, em final interiorana; e, em 2015, o Operário Ferroviário bateu o Coritiba. Já em 2014, final caipira entre Maringá FC e Londrina (campeão).