Secretaria de Planejamento e Urbanismo alavanca transformação de Guarapuava com projetos inovadores e captação de recursos

A partir da integração de diversos profissionais de diferentes secretarias, foram fomentados novos projetos da administração Celso Góes. Hoje, já são 69 em andamento

A Secretaria de Planejamento e Urbanismo de Guarapuava, em conjunto com as demais secretarias, auxiliou no planejamento estratégico das ações das pastas municipais em 2021.

Já na primeira reunião com o secretariado foram feitos levantamentos e os projetos para o período, além das ações para o plano de governo. Com isso, foram estabelecidas as ações e investimentos, entre os quais o Centro de Planejamento Urbano e Habitacional de Guarapuava (CEPLUHG), que foi criado com a intenção de centralizar todos os técnicos, engenheiros civis, arquitetos, engenheiros cartográficos, engenheiros eletricistas, projetistas para trabalhar todos juntos na aprovação de projetos, loteamentos, na numeração predial, desmembramento e unificação de áreas e no planejamento urbano da cidade, além de dar maior agilidade ao planejamento, monitoramento e execução de obras, facilitando a vida do contribuinte e aperfeiçoando os serviços, o local também é a sede das secretarias de Planejamento e Urbanismo e Habitação.

A partir da integração de diversos profissionais de diferentes secretarias, foram fomentados novos projetos da administração Celso Góes. Hoje, já são 69 em andamento.

Na área da agricultura, a secretaria vem trabalhando no suporte às equipes que estão desenvolvendo o projeto para a implantação da internet rural para o município de Guarapuava. Já com a secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social tem destaque o Centro do Idoso que será construído no Parque das Araucárias. O projeto de construção, já definido e aprovado, está em fase de readequação orçamentária e busca de recursos. Outro plano ainda na área social é para a execução do CRAS da Vila Bela.

Para o esporte, está sendo executada a ampliação e readequação do Ginásio Municipal Professor Joaquim Prestes, a implantação de mais academias da terceira idade, do gramado sintético do projeto Meu Campinho.

ESPORTE

Já na Educação, o projeto Foco, que é um centro de treinamento para os professores, funcionários públicos municipais e também para alunos da rede municipal, está em fase de finalização. Além disso, está em fase final o projeto de desenvolvimento e concepção de uma escola modelo que será implantada no Jardim Feroz. Outro projeto na área da educação é a implantação da sede da merenda escolar em um terreno próximo ao 26º GAC.

SAÚDE

Na saúde, neste ano foi firmado uma parceria com o Centro Universitário Campo Real, com que estão sendo desenvolvidos os projetos de reforma e ampliação de cinco unidades básicas de saúde, sendo elas a do bairro Concórdia que já está em execução, a Vila Planalto, no início do serviço, a do Jordão que inicia no início do ano de 2022, e ainda as do Jardim das Américas e Morro Alto. Além dos projetos da nova UBS Jardim Tupinambá e da nova unidade na região do Residencial 2000. Entre os projetos em desenvolvimento, está o novo SAMU regional e também do SAMU municipal.

INFRAESTRUTURA

Na área de infraestrutura urbana, os projetos são diversos como, por exemplo, a colocação da nomenclatura das placas de ruas da cidade. E, um dos maiores projetos de infraestrutura, a revitalização total da avenida Rubens Siqueira, indo para o Parque Recreativo do Jordão.

ILUMINAÇÃO

Além disso, toda a rede do parque de iluminação pública em LED foi finalizada em 2021, e na sequência já foram incluídos os parques e praças, inclusive nos distritos. Um projeto audacioso para a revitalização do Parque das Crianças e do Parque do Lago, onde serão implantadas pet places, espaços destinados aos animaizinhos, e as duas pistas de BMX, uma em cada local, contemplando todos os (as) atletas de Mountain Bike. Na área de parques e praças, a secretaria conta com o projeto de uma nova pista de caminhada e estacionamento no Parque das Araucárias. Outra obra em planejamento acontece em parceria com a Unicentro, sobre a revitalização da Praça JK, em frente da universidade.

CALÇADÃO

Ainda, a Secretaria de Planejamento e Urbanismo trabalha no projeto de revitalização total do calçadão da Rua XV de novembro, que prevê um calçadão totalmente de vanguarda com toda a sua rede de energia elétrica e de telecom subterrânea, uma pista moderna, faixas, ciclofaixas, com o conceito de um shopping aberto.

DELEGACIA CIDADÃ

Entre os projetos da pasta está o de implantação da Delegacia Cidadã, que já conta com os projetos complementares e arquitetônicos que são do porte três do modelo da Secretaria de Estado e será implantada no terreno onde funcionava o estacionamento do Parque Lacerda Werneck.

CAPELA MORTUÁRIA

A construção da capela mortuária da Vila Jordão e de uma capela mortuária no Boqueirão, implantada num terreno anexo onde foi executado recentemente um campo de sintético, estão entre as obras previstas.

PAVIMENTAÇÃO

Em conjunto com a SURG e a Secretaria de Obras, está sendo planejado o recapeamento e a pavimentação de grande parte da rede viária urbana do município. Esses projetos serão implantados já no início de 2022, sendo dez milhões de recursos oriundos da Secretaria de Desenvolvimento Urbano (SEDU) e outros dez milhões de recursos da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística (SEIL).

SEGURANÇA

Para a segurança pública, a pasta de planejamento trabalha no projeto Cidade Monitorada, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal, através do programa Espia, Polícia Militar e Polícia Civil, contemplando em primeiro momento o monitoramento com cento e vinte câmeras, mais algumas da Polícia Rodoviária Federal, outras da Polícia Militar. Em um próximo momento, serão buscadas parcerias com a iniciativa privada para uma cobertura maior dentro da cidade.