Pitanga bate meta anual de geração de emprego no primeiro semestre

De acordo com a Prefeitura, o objetivo da Agência do Trabalhador era empregar pelo menos 455 trabalhadores em 2022; neste ano, já foram 457.

Pelo segundo ano consecutivo o município de  Pitanga alcançou a meta de geração de emprego por intermediação da Agência do Trabalhador. 

Todos os anos, o Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Justiça, Trabalho e Família (Sejuf), estipula uma meta para que as Agências, espalhadas pelo Paraná, consigam cumprir a intermediação de mão de obra. 

Para o ano de 2022, Pitanga tinha o objetivo de encaminhar 455 trabalhadores por meio desse serviço e que eles efetivamente fossem contratados. O objetivo, que deveria ser cumprido ao longo de 12 meses, foi atingido ainda no primeiro semestre e o município já fez a intermediação de 457 trabalhadores nos primeiros seis meses do ano.

O secretário municipal de Desenvolvimento Econômico e Sustentável, Élio de Oliveira, destacou que a Agência do Trabalhador funciona em parceria entre o Governo do Estado e o município. “Esse resultado ocorreu por conta do grande trabalho que a nossa equipe tem realizado junto às empresas da cidade”, salienta. 

Nos últimos anos, a Agência do Trabalhador de Pitanga vem ganhando a confiança do empresário local, que tem procurado a agência no momento de contratação de mão de obra. “Ficamos felizes com o resultado desse trabalho, pois não podemos exigir que o empregador contrate uma pessoa sem ter a mão de obra qualificada e, por esse motivo, estamos buscando oferecer uma série de cursos de qualificação por meio de parcerias com o Sebrae, Sesc, Senai, entre outros”, pontua Élio de Oliveira. 

O secretário comenta que, quando foi convidado pelo prefeito Maicol Barbosa para ocupar a pasta, o principal objetivo era fomentar a geração de emprego e renda na cidade. “Sabemos que Pitanga passou por um período complicado na época da pandemia, mas os empresários conseguiram suportar e, agora, vemos que a nossa cidade volta a crescer e temos uma boa parceria com a associação comercial e estamos felizes e comemorando bastante a meta cumprida e não vamos parar por aqui”, frisa Élio. 

O secretário destaca a parceria com a nova diretoria da Associação Comercial, que tem procurado a agência do trabalhador e a própria secretaria para a realização de cursos e eventos conjuntos.

O objetivo da secretaria do Desenvolvimento Econômico é continuar trabalhando para ampliar o número de pessoas já inseridas no mercado de trabalho, por meio do programa de intermediação de mão de obra.  “Para isso, vamos continuar focando no contato com os empresários e oferecer os cursos de qualificação de mão de obra”, frisa.

*Assessoria com edição

Deixe um comentário