Mercado de skate cresce em Guarapuava após Jogos de Tóquio

Segundo o gerente da loja Atrito Board Shop, Ivo Karpinski, o aumento foi de 30% em apenas 30 dias. A expectativa é que esses números continuem a subir para o Dia das Crianças e Natal

No mês de agosto, a maior competição mundial de esportes aconteceu e trouxe como novidade a inclusão do skate como esporte olímpico. Contrariando todo o cenário de preconceito que os praticantes do skate enfrentam, os atletas brasileiros conquistaram três das 12 medalhas possíveis entre as modalidades park e street nos Jogos de Tóquio.

Um dos destaques dessa campanha foi a pequena Raíssa Leal, mais conhecida como Fadinha. A jovem menina de apenas 13 anos encantou os telespectadores com suas performances e pelos shows na pista olímpica. Sendo nesse momento que o mercado nacional sentiu o impacto.

Segundo o gerente da Atrito Board Shop, Ivo Augusto Karpinski, a loja em Guarapuava teve um aumento de 30% no último mês nas vendas de skates e acessórios para a prática do esporte. Mas a grande diferença entre o pré e o pós Olimpíadas foi no público que busca o skate.

“Quebrou um pouco aquele paradigma de que skate é coisa de ‘maloqueiro’, coisa de quem não tem nada pra fazer, agora que tem a camisa do Brasil sendo representada por alguém que anda de skate. A família começou a abraçar o esporte também como algo que deve ser reconhecido”, disse Ivo.

Já para Rosmael Monteiro, gerente da loja U-clan Skate Shop, o cenário guarapuavano sempre foi forte, o que falta é um apoio mais presente da Prefeitura e de uma associação que organize eventos, transporte para campeonatos e outras ações para que o esporte cresça ainda mais na região.

O skatista Eric Mamcasz pratica o esporte como lazer há três anos e vê o skate como uma arte. “É como uma dança, você se expressa pela forma que você anda, cada manobra é totalmente diferente da outra. Skate é união e sempre vai ser”.

Skatista Eric Mamcasz pratica o esporte como lazer há três anos e vê o skate como uma arte (Foto: Arquivo Pessoal)

NOVA PISTA
A Prefeitura de Guarapuava iniciou em dezembro de 2020 obras na pista de skate localizada no Parque do Lago. A pista conta com 997,28 m² de extensão e a partir da reforma passará a contar com um bowl para manobras. Além da nova área, a pista receberá reformas na parte dos obstáculos, com corrimãos, escadas e rampas de transição. A previsão de entrega é para o dia 10 de outubro deste ano se nenhuma intercorrência voltar a acontecer.

Segundo a Secretaria de Comunicação Social de Guarapuava (Secom), o valor investido na obra foi de R$ 579.740,88, sendo esse o maior investimento feito no esporte na história do município.

***************Reportagem: Millena Ricardo, especial para CORREIO

Deixe um comentário